Diante da difícil situação pela qual diversas pessoas passam ao longo da pandemia de coronavírus, a prefeita de Curionópolis, Mariana Chamon, encaminhou para a Câmara Municipal de Vereadores projeto de lei que cria o Programa Renda Emergencial Curionópolis. A partir da aprovação, com recursos próprios, a Prefeitura vai ajudar ao longo de três meses, com R$ 150 mensais, famílias em situação de extrema pobreza.
A medida foi divulgada em vídeo na manhã desta quinta-feira (18), no qual a prefeita destaca que a ação será executada mesmo diante de um momento delicado para o município, que enfrenta inúmeras dificuldades deixadas pela gestão anterior, como sucateamento dos prédios públicos e dívidas com a receita federal.
A principal preocupação da prefeita é que o momento crítico de pandemia afete ainda mais as famílias, sendo necessária a tomada de medidas rápidas e efetivas para garantir renda para a população. “Cuidar das pessoas é a prioridade do nosso governo. Sabemos que temos muito a fazer, obras a realizar, uma cidade inteira para reconstruir, mas nossa gente é mais importante neste momento. Não pode faltar alimento na mesa. É o básico para que enfrentemos esse momento com saúde e dignidade”, declarou Mariana Chamon.
Leia mais:A expectativa é que o Programa Renda Emergencial Curionópolis alcance famílias que se encontram em situação de extrema pobreza, principalmente aquelas chefiadas por mulheres e que tenham, na composição familiar, gestantes, idosos e pessoa com deficiência.
Além do benefício financeiro, que será votado pela Câmara ainda nesta quinta-feira, o Programa também articulará, no âmbito de todos os órgãos que integram a gestão municipal, várias ações complementares nas áreas de proteção e promoção social que já se encontram em execução, visando assistir de maneira efetiva a população carente. A atualização cadastral das famílias já está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social através de visitas realizadas pelas equipes técnicas da prefeitura.