Para acompanhar a implementação dos leitos para pacientes de covid-19, entregues nos hospitais Municipal de Marabá e Regional do Sudeste do Pará, o secretário adjunto de Gestão de Políticas de Saúde, Sipriano Ferraz, visitou Marabá no final da manhã desta terça-feira (16). Na ocasião, ele também analisou a taxa de ocupação, as condições, o funcionamento e a quantidade de solicitações da região para os leitos entregues.
Durante a visita aos dois hospitais, o secretário relembrou que o Hospital Regional já possuía 20 leitos exclusivos para casos de covid-19 e reforçou que nenhum leito geral foi fechado para os demais pacientes. Além disso, houve a ampliação com mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 10 leitos clínicos.
No HMM, também houve ampliação, com o financiamento do Governo do Estado de mais oito leitos de UTI e 16 leitos clínicos. “Assim, vamos ajudando os municípios para vencermos essa guerra contra o novo coronavírus”, destaca.
Leia mais:Sipriano também reforçou que os leitos de UTI do HMM são, de fato, UTI, apesar de serem chamados pelo Município de UCE (Unidade de Cuidados Especiais).
“Estive lá [no HMM] e eles são UTI’s. Possuem ventiladores, monitores, bombas de infusão, então, o paciente recebe o atendimento em sua totalidade. Inclusive, o HMM já conta com hemodiálise. Caso o paciente precise de algum atendimento que não seja oferecido por lá, o Governo do Estado disponibiliza toda a sua rede de saúde para que essa pessoa seja transferida para alguma unidade”, explica Sipriano.
Após a visita em Marabá, o secretário dirigiu-se para o município de Parauapebas, para continuar as visitas técnicas na região Carajás para a ampliação de leitos para pacientes com covid-19. (Zeus Bandeira)