Na última semana, quarta-feira (4), um acidente foi registrado em trecho em obras e ainda não asfaltado da Rodovia Transcarajás, que liga os municípios de Canaã dos Carajás a Xinguara, no sudeste do Pará.
A carreta da empresa Fernando Amadeus, prestadora de serviço da mineradora Vale, derrapou e acabou tombando às margens de uma ponte em construção. Segundo a assessoria de imprensa da multinacional, o veículo de carga transportava toneladas de nitrato de amônio (NH4NO3), composto utilizado na fabricação de explosivos para o desmonte de rochas.
Ainda de acordo com a empresa, apesar do acidente, o material estava acondicionado em caixas especiais e não ofereceu risco ao meio ambiente, não havendo contato do produto químico com o solo e o rio onde a carreta tombou.
Leia mais:Toda a carga já foi colocada em outra carreta que concluiu o transporte até a mineradora. O trânsito na via só foi liberado na tarde de quinta-feira (5). As causas do acidente estão sendo apuradas pela empresa.
A reportagem do Portal Correio entrou em contato com a prefeitura de Canaã dos Carajás, responsável pela obra, que emitiu nota nesta segunda (8), afirmando ter realizado um desvio, no local onde está sendo construída uma nova ponte.
“No caso do acidente ocorrido neste fim de semana, as apurações iniciais apontam que o motorista errou a entrada no desvio. No mesmo dia, a empresa responsável pela carga fez a transferência dos produtos, o caminhão foi retirado e o trânsito liberado, sem maiores transtornos”, diz o posicionamento.
A prefeitura pede aos motoristas que passam pelo local para redobrarem a atenção e destaca que trata-se de um transtorno passageiro. “A obra da ponte já faz parte do novo trecho da Transcarajás que será asfaltado (até a rodovia 155, no KM 70) e o processo de licitação já foi iniciado”, afirma o posicionamento. (Nyelsen Martins)