Belém-Brasília
Embora garanta estar trabalhando em ritmo acelerado, o Dnit ainda não conseguiu restabelecer o tráfego no trecho de pista levado pela enxurrada na BR-010, em Ipixuna do Pará. A ocorrência foi em 15 de fevereiro e a intervenção necessária pode render mais alguns dias. Por enquanto, a continuidade da viagem dos motoristas tem dependido de um desvio de 2 quilômetros, por uma estrada em que só passa um sentido por vez. O controle tem sido feito por operadores no ritmo do “pare e siga”, com até 20 minutos de espera.
No mesmo ritmo
Leia mais:A Prefeitura de Marabá publicou que está seguindo o mesmo teor do novo decreto estadual de combate e prevenção à covid-19. O decreto que vai até o dia de 10 de março, podendo ser estendido conforme necessidade, estabeleceu a bandeira vermelha na cidade e em todo Estado do Pará, o que sinaliza alto risco de transmissão.
Lembrando quê…
Continua proibida a circulação nas ruas, entre as 22 às 5 horas, sem uma justificativa de força maior, como aquisição de medicamentos, atendimento médico hospitalar, ou realização de trabalhos, considerados essenciais, realizados durante período noturno; os supermercados devem fechar às 21 horas, controlar a entrada de pessoas, limitando o acesso a apenas 1 membro por grupo familiar, respeitando a lotação máxima de 50% de sua capacidade, inclusive estacionamento. Sendo vedada a entrada de pessoas sem máscara. Além de fornecer alternativas de higienização, como água e sabão ou álcool gel; também está proibida a reunião em locais públicos e privados com mais de 10 participantes.
Expediente suspenso
O expediente presencial está suspenso nos órgãos do judiciário, bem como Ministério Público do Pará e Defensoria Pública. No MPPA, a Portaria 541/2021, do procurador-geral de Justiça, Gilberto Valente Martins, prevê que a medida valerá enquanto durar o estado de calamidade pública reconhecido pelo decreto legislativo. Neste período, a instituição fará o atendimento ao público por meio eletrônico e funcionará apenas para realização dos serviços internos essenciais.
Expediente suspenso II
Ainda de acordo com a Portaria, “o atendimento ao público presencial ocorrerá apenas nos casos de perecimento do direito, risco à vida ou à saúde, e desde que a especificidade requerida exija indispensável contato presencial entre as partes”. Os atos judiciais que demandem o comparecimento do órgão ministerial, quando realizados em conformidade com as resoluções do TJPA serão atendidos pelos membros de acordo com a atribuição de cada um, de modo a não haver prejuízo à atividade ministerial.
Enchente
Em Marabá, a enchente segue desabrigando famílias nos bairros mais baixos. Mas, um alento nas últimas horas: o Boletim de Vazões e Níveis do Rio Tocantins que chegou a prever que o nível passaria dos 11 metros neste domingo, foi mudado na edição de ontem. O BVN desta sexta-feira (5) prevê 10,58 para hoje e 10,69 na segunda-feira. Ou seja, apesar de seguir subindo, está num ritmo menor que nos dias anteriores. O nível do rio em Marabá, ontem era de 10,54 metros ao final do dia, regredindo dos 10,62 do amanhecer.