Após o lançamento do livro Memórias Araguaianas, a 1ª edição esgotou-se rapidamente e grande parte dos exemplares foi enviada para a Europa. Diante da grande cobrança por uma nova edição, o autor, Isaú Coelho Luz, trabalhou junto à editora Kelps, para acrescentar ao livro mais quatro entrevistas, enriquecendo de vez essa obra que se tornou uma pérola da história de Conceição do Araguaia, contada pelos próprios personagens, em forma de entrevistas.
Memórias Araguaianas, 2ª edição, é o 17º livro de Isaú Luz que acrescenta as biografias de Aloísio Pereira Costa, maior artista plástico do Araguaia e que atua como pintor, restaurador e escultor; Auzelina Rosa, pedagoga, grande educadora, diretora por mais de vinte anos da Fundação Bradesco; José Jucimar Clemente, ator, cantor, compositor e professor; e Pedro Monteiro Neto, conceituado médico, filho de Conceição do Araguaia que, ao se formar, estabeleceu-se na cidade natal para cuidar da saúde dos filhos da terra.
A capa traz no centro uma pintura lúdica do Araguaia, de autoria de Aloísio Costa, e abaixo uma fotografia da primeira casa construída em Conceição do Araguaia, seguida da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em 1950, e do prédio dos transmissores da Rádio Educadora na década de 1960.
Leia mais:Com essa obra, o autor diz encerrar seu ciclo de pesquisas e o que tiver que ser acrescentado sobre a cidade, somente estará em sua autobiografia. Segundo o autor, seu próximo lançamento será uma edição do seu mais famoso romance, “Além do Horizonte Azul”, publicado em 1985. Em fase de finalização, também está o romance “Kunchichara”, literatura regional que trata do grande amor entre uma índia, “deusa da lua”, e um poeta. (Delmiro Silva)