A baixa procura pelo exame RT-PCR, que detecta a Covid-19, no município de Parauapebas, tem sido um fator preocupante para as equipes de saúde. Apesar da população ter diminuído a procura, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e os postos de saúde seguem ofertando o teste gratuitamente.
Para a diretora da Vigilância em Saúde, Michele Ferreira, a queda na procura pode se dar pela crença de que apenas a UPA disponibiliza esse atendimento. Conforme ela, entretanto, é possível se submeter ao exame nas unidades do Bairro Liberdade 1, VS-10, Cidade Nova e no Centro de Saúde do Bairro dos Minérios.
Conforme a diretora, caso apresente sintomas, mesmo que já tenha sido infectado anteriormente, o paciente deve procurar o posto e passar por consulta com o médico, que deverá encaminhá-lo ao RT-PCR.
Leia mais:O exame detecta o material genético do vírus e é indicado para diagnóstico na fase aguda da doença, requerendo a coleta profunda de uma amostra da parte posterior do nariz e da garganta com a utilização de um cotonete comprido. Esta coleta pode ser desconfortável para algumas pessoas.
Michele aproveita para reforçar os cuidados preventivos como isolamento social, uso de mascará e o uso do álcool em gel, que devem ser contínuos, alertando que apesar de estar chegando vacina foram identificadas outras cepas do vírus e ainda não se sabe a eficiência dos imunizantes contra as mutações da covid-19. (Henrique Garcia – estagiário/com informações de Rayane Pontes)