A entidade Anjos de Pata e a Prefeitura Municipal de Parauapebas se uniram na manhã desta terça-feira (23) para castração de 20 animais de estimação de pessoas que não possuem condições de arcar com o procedimento e daqueles em situação de abandono. O objetivo foi a melhoria da qualidade de vida dos seres e o controle de natalidade, mirando na diminuição de animais abandonados nas ruas.
A ação teve início às 8 horas e segue até às 16 horas, na escola Nelson Mandela, no Bairro Tropical. Estão agendadas, ainda, outras duas datas, nesta sexta (26) e no sábado (27), no mesmo horário, quando serão castrados mais 40 animais.
Conforme a diretora de Vigilância em Saúde (Visa), Michele Ferreira, a ação do Castramóvel ainda é experimental. “A gente está captando poucos (animais), realmente de forma experimental, vendo a viabilidade do transporte e se vamos precisar de alguma coisa a mais quando fomos trabalhar de forma oficial’’, explica.
Leia mais:Carlos Damasceno, coordenador da Vigilância Ambiental em Parauapebas, esclarece que a castração social foi viabilizada para atender a pedidos da entidade de proteção animal. “Foi uma solicitação da ONG Anjos de Patas pra ajudar as pessoas carentes do Bairro Tropical e, com isso, reduzir o número de animais errantes, diminuindo também as zoonoses”, afirma.
O veículo utilizado para os atendimentos foi adquirido em dezembro do ano passado pelo município e é adaptado com duas mesas cirúrgicas, além de ser climatizado e revestido por material lavável e impermeável. (Henrique Garcia – Estagiário. Com informações de Rayane Pontes)