Centenas de produtos com prazo de validade vencido ou adulterado foram apreendidas pela Vigilância Sanitária Municipal de Conceição do Araguaia (VISA) durante ações de fiscalização em estabelecimentos comerciais, conforme informações repassadas pelo órgão para a imprensa nesta segunda-feira, 22. Os produtos estavam expostos nas prateiras ou nos estoques dos empreendimentos visitados pela equipe de fiscalização.
Durante a fiscalização sanitária para liberação de licença de funcionamento foram notificados três supermercados, uma distribuidora de alimentos e uma farmácia, que estavam estocando ou expondo nas prateleiras produtos como refrigerantes, iogurtes, balas, cereais, fraldas descartáveis e outros, com prazo de validade vencido. Todos os itens com validade vencida foram apreendidos pela fiscalização e os estabelecimentos notificados.
Em um dos supermercados foram recolhidos 141 produtos com prazo de validade expirado ou até mesmo adulterado, possivelmente no intuito de ludibriar o consumidor. O estabelecimento foi autuado e estará sujeito a multa de R$ 2.500 e interdição por tempo indeterminado, conforme a Lei número 6.437/77, que dispõe sobre a exposição e venda de produtos com prazo de validade vencido ou adulterado. (Delmiro Silva)
Leia mais: