Com previsão de fortes chuvas continuarem caindo na região sudeste do Pará ao longo dos próximos dias, a Defesa Civil de Parauapebas aumentou o monitoramento de áreas de risco e alerta a população para a possibilidade de deslizamentos, principalmente nos bairros Betânia, Nova Vida, Nova Vitória, São Lucas e Liberdade.
Nesta quinta-feira (18), o coordenador-adjunto da Defesa Civil, Erik Nascimento, informou ao Correio de Carajás que o volume de chuvas na cidade vem sendo monitorado desde o dia 1º de fevereiro, assim como a previsão metrológica. “Desde então já choveu mais de 250 milímetros, o suficiente para extrapolar o limite esperado para o mês de fevereiro”, afirma.
Conforme ele, desde janeiro o órgão vem atuando diretamente nas comunidades e alertando a população via SMS, redes sociais e Assessoria de Comunicação. “A orientação é para que as famílias, assim que detectarem qualquer tipo de situação anormal, entrem em contato com a Defesa Civil”.
Leia mais:Erick explica que desde 2019 são mapeadas 91 áreas de risco em Parauapebas. Destas, mais de 60 são propensas a deslizamentos. Ontem, quarta-feira (17), foram registradas duas ocorrências neste sentido, mas ambas de pequeno porte. Apesar disso, duas famílias precisaram ser removidas e encaminhadas para casas de amigos e parentes. “Nosso setor social já está prestando todo o apoio necessário a essas famílias”, garantiu o adjunto.
Erick Nascimento acrescenta que, além de atentar aos sinais, é recomendado evitar-se falar ao celular com o aparelho ligado à tomada e é importante guardar pertences pessoais, como documentos e dinheiro, em sacolas plásticas, o que pode facilitar uma locomoção mais rápida em caso de necessidade.
O município redobra a atenção, também, em relação à possibilidade de inundação, vez que nesta quinta o nível do Rio Parauapebas atingiu 8,49 metros. Conforme a Prefeitura de Parauapebas, a cota de alerta é de 8,86 metros, quando passa ele transborda e passa a inundar algumas áreas, mas ainda sem atingir residências.
Emergências e situações adversas devem ser relatadas pelos números da Defesa Civil – 199 e (94) 3356-2597. “A gente vai enviar uma equipe para melhor atender a população”, compromete-se. (Luciana Marschall – com informações de Rayane Pontes)