A forte chuva que caiu sobre Marabá na madrugada e início da manhã desta terça-feira, dia 16 de fevereiro, causou o rompimento da Estrada do Rio Preto, principal via rural do município. O grande volume de água arrastou bueiros e abriu uma cratera de mais de cinco metros de extensão por volta de 7 horas de hoje, às proximidades da via de acesso à Vila Brejo do Meio, a cerca de 20 km do centro de Marabá.
Em contato com a Reportagem do CORREIO, o vereador Tiago Koch informou que ele e o colega Alecio Stringari estavam em tratativas com a Secretaria Municipal de Obras e a Mineração Buritirama para realização de uma ação emergencial no local com a finalidade de liberação do trânsito.
A referida reunião vai acontecer às 13 horas, envolvendo Buritirama, Prefeitura e vereadores para definir o tipo de trabalho que será feito. “Esperamos que até lá o tempo seja favorável para o trabalho emergencial que precisa ser feito.
Leia mais:No vídeo que acompanha esta reportagem, uma pessoa narra e diz que houve rompimento de uma represa onde havia muitos “alevino”. Todavia, o vereador Thiago Koch, que mora na zona rural e passa por aquele trecho várias vezes por semana, explica que trata-se apenas de um água do igarapé mesmo, que aumentou o volume com a forte chuva. “Abaixo de onde rompeu tem tanques, mas a água que estourou os bueiros veio de cima, da terra do finado Antônio Zucatelli.
“Posteriormente, a empresa e a Prefeitura de Marabá precisam desenvolver um trabalho de engenharia definitivo para aquele local”, disse o vereador. Por enquanto, uma rota alternativa, mas com muitos problemas, seria passar pelo fundo da fazenda do Zé Maria, de algumas hortas da Vila Brejo do Meio.
Segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) nas últimas 24 horas choveu 106 milímetros, representando cerca de 40% do que era previsto para o mês de fevereiro. (Ulisses Pompeu)