De acordo com o comparativo realizado pelo Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) entre os anos de 2019 e 2020, houve uma diminuição de 21% no número de acidentes de trânsito no município de Marabá no último ano. Em 2019 o município registrou 308 acidentes de trânsito, sendo que em 2020 o número caiu para 241.
Emanuel Sousa da Cruz, atual diretor geral e funcionário do órgão há 16 anos, afirma que esse resultado é referente ao trabalho realizado pela gestão, onde a sinalização, educação no trânsito, engenharia e fiscalização foram prioridades para que as ruas de Marabá tivessem um bom funcionamento e uma melhor trafegabilidade.
O diretor explica, que a pandemia também favoreceu essa redução. “Tivemos um ano atípico e isso fez com que as pessoas ficassem mais em casa no último ano. Com o isolamento social, uma redução de veículos circulando foi percebida, o que ajudou o resultado desse índice positivo. Porém, atualmente Marabá conta com um trânsito mais organizado e sinalizado, além de uma fiscalização mais atuante. Esse conjunto de medidas colocados em prática, fizeram com que essa redução acontecesse”, afirma.
Leia mais:Emanuel explica que o DMTU está trabalhando nas sinalizações das vias, tanto de modo vertical como de modo horizontal, que é o primeiro passo para ordenar e dar preferência no trânsito. Contudo, percebe-se em que algumas localidades ainda há o desrespeito com a sinalização, fazendo com que outras medidas sejam tomadas pelo departamento. “As lombadas, por exemplo, são uma forma de forçar o condutor a reduzir a velocidade, diminuindo assim, eventuais acidentes de trânsito naquela localidade”.
A EQUIPE DO CORREIO questionou o diretor sobre as fiscalizações dos espaços privados de uso coletivo, como shopping centers e supermercados, que possuem vagas exclusivas destinadas aos idosos e aos deficientes. Ele afirma que são feitas rondas ostensivas nesses locais, garantindo assim o direito desses motoristas.
“O departamento fiscaliza esses locais para dar cumprimento na lei federal que garante o gozo de idosos e deficientes às vagas prioritárias. O Ministério Público Estadual também nos exige que essas inspeções sejam executadas”.
Vale lembrar que para ter direito ao estacionamento exclusivo, o idoso ou deficiente precisa comparecer ao DMTU levando seus documentos pessoais e documentações comprobatórias para que seja confeccionado seu cartão. “Para estacionar nessas vagas, é necessário que o cartão esteja anexado ao painel do carro, em local visível. Caso não possua o documento e esteja utilizando a vaga, o veículo é autuado, como determina do Código Brasileiro de Trânsito”, explica Emanuel.
A pandemia também alterou o tráfego de veículos em algumas localidades, como a Orla Sebastião Miranda, que de acordo com o decreto municipal, aos finais de semana continuará restrita para veículos e, em caso de desobediência, serão guinchados. “Na orla estamos fazendo o trabalho de isolamento de estacionamento de veículos, trabalhando em conjunto com as polícias Civil, Militar e Guarda Municipal”.
Contando atualmente com 98 agentes de trabalho, o DMTU informa que está realizando um trabalho integrado com os órgãos de segurança pública e, que as patrulhas realizadas aos finais de semana têm reduzido tanto o número de acidentes como o número de crimes na cidade.
“A cada 15 dias realizamos reuniões para verificar e alinhar os trabalhos, adotando medidas e buscando um melhor trânsito para nossa cidade, garantindo a fluidez e a segurança para a população”, conclui. (Ana Mangas)