Começa no próximo sábado (23) e segue até domingo (24) a 8ª Edição da Copa Girão de Karatê no Ginásio Poliesportivo de Parauapebas. O campeonato tem confirmada a presença de 17 municípios do Estado e mais representantes do Estado do Tocantins, que irão participar como visitantes.
De acordo com o mestre Josiberto Girão, idealizador da competição, esse é um dos maiores campeonatos da modalidade no Pará. Ele ressalta que a previsão é que a copa deste ano reúna aproximadamente 600 caratecas.
Mestre Girão, que é 5º DAN de karatê e tem reconhecimento da Confederação Brasileira de Karatê Interestilo (CBKI) e das Confederações Mundiais de Karatê, garante que a competição é reconhecida pela Federação Paraense de Karatê e tem o alvará da Confederação Brasileira de Karatê. Ele explica que a Copa Girão é dividida em várias categorias, por idade e graduação, indo de atletas a partir de 4 anos até os 70 anos.
Leia mais:“As disputam vão das faixas branca até a preta. Assim como o revezamento de kumitê [luta de três contra três] e equipes de kata, que são coreografias de luta”, explica o mestre.
As disputam começam no sábado, a partir das 14 horas, com o kata e no domingo, às 8 horas, acontece a cerimônia de abertura do evento. Logo depois, começam os revezamentos de luta (kumitê) e as competições individuais masculinas e femininas.
Os vencedores irão receber medalhas e, algumas categorias, um valor em dinheiro. Mestre Girão destaca que parte dos atletas de Parauapebas que irá disputar a competição é cria do projeto social que ele toca há 13 anos.
Ele explica que o Projeto Social Esportivo Educacional Marcial hoje é desenvolvido no Bairro Liberdade, Bairro dos Minérios, escolas municiais e no Projeto Pipa. O projeto, observa, atualmente recebe apoio da Prefeitura Municipal de Parauapebas.
“A gente só tem a agradecer ao governo municipal, pelo incentivo ao projeto, que está ajudando a tirar jovens da marginalidade e abrindo portas para o mundo do esporte, como é o caso do karatê”, frisa, observando que o projeto também oferece aulas de capoeira, futebol e muay thai, assim como curso de inglês para comunidades carentes.
O projeto, segundo ele, atende pessoas dos 4 anos até a idade e saúde para a prática esportiva. “Quem quiser fazer parte do projeto, é só procurar os polos no Bairro dos Minérios, na Avenida 1, e também no Bairro Liberdade, na Avenida Maranhão. É tudo gratuito”, garante, ressaltando que isso é possível pela parceria da prefeitura. (Tina Santos – com informações de Ronaldo Modesto)
Fotos: Ronaldo Modesto
Karatê (c(campeonato de karatê): Campeonato de Karatê começa sábado
Josiberto Girão (campeonato de karatê): Josiberto Girão diz que competição tem reconhecimento estadual e nacional