Um dos crimes mais recentes aplicados por criminosos é a confirmação de dados via mensagem de texto. O procedimento é simples: A vítima recebe um SMS, via celular, solicitando a regularização da conta bancária ou do cartão de crédito. Com o envio dessas informações pela vítima, o golpista pode fazer compras, fazer empréstimos e até adquirir veículos.
O superintendente de Risco Operacional do Banco do Estado do Pará (Banpará), Abel Rodrigues, explica que essa prática é conhecida como Phishing: “É a tentativa fraudulenta de se obter informações confidenciais como nomes de usuário, telefones de confiança, senhas e detalhes de cartão de crédito, por meio de disfarce de entidade confiável e através de uma comunicação eletrônica.”
Visando o combate esse tipo de prática, o Banco do Estado do Pará (Banpará) também tem recebido investimentos na segurança do sistema e na comunicação com seus clientes: “o banco adota como meios de contato as Ligações de chamadas (registradas) e SMS, nos quais encaminhamos ou repassamos orientações aos clientes. Ressaltamos que também utilizamos nossos canais digitais, APP e Internet Banking”, explicou Abel Rodrigues.
Leia mais:O Banpará atua com o Sistema Multifatorial, que garante um processo de transações ainda mais confiável, porque faz a verificação randômica dos dados cadastrais do cliente e evita o acesso de terceiros à plataforma: “Com relação à comunicação que é realizada via SMS pelo banco, sempre informamos que em hipótese alguma encaminhamos links ou solicitamos senhas ou posições/foto do Cartão Chave de Segurança”.
Ainda segundo o representante, além de garantir a confiabilidade do canal de comunicação, as mensagens enviadas pela instituição sempre serão enviadas aos clientes através do número ‘29634’, mas ele ressalta que o Banpará nunca envia e-mails. Sempre que desconfiar, ligue para o número: 0800 280 6605. (Agência Pará)