O produtor rural, Antônio José de Lima, 70 anos, ainda contabiliza os prejuízos gerados por uma forte chuva acompanhada de vendaval no primeiro dia do ano, destruindo praticamente a metade da plantação de bananas, na zona rural do município de Curionópolis.
Segundo ele, cerca de três mil cachos de bananas foram perdidos ao serem atingidos pela chuva. Ele informou à Reportagem do CORREIO DE CARAJÁS que cada cacho é vendido a uma média de R$10. “Eu era conhecido como o rei da banana, agora, sou o rei da bananeira caída”, lamenta-se Antônio, que há 40 anos produz a chamada banana pacovan, fornecendo o produto a supermercados e feiras da região.
O prejuízo total ainda não foi calculado, no entanto, pode ser ainda maior, já que pés de banana caíram por cima da plantação de cacau, e os custos só poderão ser contabilizados quando a limpeza da área for concluída.
Leia mais:Antônio também é produtor de açaí, vende peixe na propriedade rural e afirma que não desiste do que faz por amor. Ele diz que viveu o mesmo problema no ano passado, quando chuvas também atingiram seu imenso bananal.
Ele conta que a maior produção é entre os meses de junho a setembro, mas como investiu no processo de irrigação, é possível colher bananas o ano inteiro. Antônio revela que apesar das perdas, sua história está ligada ao plantio, já que foi graças a isso que criou os seis filhos.
Assista o vídeo do produtor mostrando o prejuízo na plantação:
(Theíza Cristhine)