No fim da tarde desta terça-feira (29) diversas viaturas da Polícia Militar surgiram circulando pelos cinco núcleos da cidade, dando o recado de que a operação “Super Overlord” estava sendo iniciada em Marabá. A ação foi deflagrada pelo Departamento-Geral de Operações (DGO), em todo território do Estado, em especial na capital e nos municípios-sedes dos 12 grandes Comandos da PM.
Um vídeo das viaturas adentrando o Núcleo Marabá Pioneira viralizou na noite do dia 29, devido ao grande número de veículos, todos com sirenes ligadas. O comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, coronel Dayvid Sarah Lima, explica que a operação tem como objetivo “intensificar ainda mais as ações ostensivas e preventivas de segurança pública”.
Em Marabá, a PM conta com apoio do Grupamento Águia (GPT) e 1ª Companhia Independente de Missões Especiais (CIME) na ação, que abrange toda a área urbana do município. O horário determinado foi das 17h às 23h, considerado de maior incidência de crimes, segundo os levantamentos da PM.
Leia mais:Até o dia 27 de dezembro, foi registrada uma queda de 20% nos índices de crimes registrados neste período, principalmente de roubos, quando comparado ao mesmo período em 2019, conforme Dayvid.
No total, 50 viaturas foram distribuídas para a operação, sendo 25 a mais do que as já existentes, além de 18 motocicletas e 85 militares empregados. “Quando os criminosos percebem as viaturas nas ruas, a ocorrência de crimes diminui e a população passa a denunciar mais. O Núcleo Integrado de Operações (NIOP) recebeu muitas denúncias durante o horário do procedimento, o que resultou em várias abordagens recorrentes dessas informações recebidas”, comenta.
Entre as abordagens ocorridas durante o primeiro dia da operação, houve a apreensão de um simulacro, que estava em posse de um homem, identificado apenas como Pablo.
Ele foi abordado junto com outro homem, enquanto transitavam de moto pela Folha 32 e devido à situação foram apresentados na 21ª Seccional Urbana de Polícia Civil. Foram abordadas mais de 153 pessoas, sendo 37 delas em carros e motos.
O comandante Dayvid acrescenta que os principais crimes que a ação visa repelir são os de furto, roubo e homicídios. Além disso, as equipes de motocicletas entram em ação quando é necessário adentrar em locais de difícil acesso.
“Vale lembrar que a operação é pontual e seguiremos com a ‘Festas Seguras’ até o dia 3 de janeiro, para garantir que os decretos de combate ao coronavírus sejam cumpridos”, finalizou. (Zeus Bandeira – Colaboração de Josseli Carvalho)