Correio de Carajás

Jovem com câncer no útero clama por tratamento e amigos fazem rifa

Amigos da jovem Wgilsinéia Assis de Queiroz, a Gil, de Marabá, resolveram promover uma rifa de 2 kits do “O Boticário” para arrecadar recursos e ajudar no tratamento dela, que luta contra um câncer.

O valor da rifa é R$ 10,00 e o sorteio está agendado para o dia 20 de janeiro de 2021. A Reportagem do CORREIO se sensibilizou com a situação da jovem e entrou em contato com ela, que resolveu narrar o drama pelo qual está passando.

Gil, que tem 34 anos de idade, contou que no dia 4 de dezembro deu entrada no Hospital Municipal com hemorragia e passou quatro dias internada. Como não havia ginecologista na casa de saúde, precisou sair de lá para realizar consulta particular. Foi aí que ela descobriu que estava com câncer no colo do útero. O médico pediu que fosse realizada biópsia e ela retornou ao HMM, onde foi realizada coleta por uma médica do CRISMU.

Leia mais:

Com o resultado, foi confirmada a existência do tumor. Ela foi orientada a procurar uma clínica de Imperatriz-MA para realizar o tratamento, mas o valor de R$ 60 mil a impediu de iniciar a quimioterapia. “Não tenho condições de pagar esse valor, então voltei para Marabá. No dia 18 de dezembro, dei entrada na rede municipal, na Secretaria de Saúde, para tentar tratamento pela rede pública, via TFD, mas até agora não recebi nenhum retorno”, lamenta.

O mais dramático de tudo, para Gil, é que o sangramento nunca parou e foi por isso que os amigos decidiram promover a rifa para lhe ajudar. “O meu câncer está no estágio 3 e se expandiu para as laterais do colo do útero. Tomo medicação para controlar o sangramento, mas não está tendo o efeito desejado. Já fui algumas vezes na Secretaria de Saúde e até agora ninguém tomou providências”, lamenta.

Gil revelou que vai precisar realizar 27 sessões de radioterapia, 6 de quimioterapia e 7 de braquiterapia vaginal. É por isso que os amigos estão realizando a rifa, porque o valor do TFD, quando sair, não será suficiente para ela se manter fora de Marabá. “Mesmo fazendo tratamento no SUS, vou precisar comprar medicação. Toda ajuda é bem vinda”, justifica ela.

Wgilsinéia é solteira, trabalha no setor administrativo de uma escola local e tem uma filha, de sete anos de idade.

A Reportagem entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, a qual informou os trâmites burocráticos que dependiam da Secretaria Municipal de Saúde já foram resolvidos e que o cadastro da paciente consta no SISREG (Sistema de Regulação) e que a equipe do TFD (Tratamento Fora do Domicílio) da SMS entrou em contato com a Unacom, clínica de referência no tratamento de câncer em Tucuruí, falando da urgência do caso e solicitando para que chamem logo ela. “Ou seja, o atendimento com o oncologista em Tucuruí depende dessa clínica”, explicou a Secom. (Ulisses Pompeu)

Quem quiser ajudar Gil em seu tratamento, seguem os dados bancários:

Caixa Econômica Federal

Agência: 3591 – Op 013

Conta: 27352-4

Pix: 834.190.552-34

Wgilsinéia Assis de Queiroz

Contato para compra da rifa ? 94991299714