A terceira maior média nacional de Redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, por Instituição de Ensino, é de Marabá. O Grupo Futuro Educacional Marabá obteve 893,04 na disciplina, ficando atrás apenas do Colégio e Curso Ponto de Ensino, do Rio de Janeiro, e do Sistema de Ensino Equipe Integrado Eireli – EPP, de Belém, que alcançou o primeiro lugar na classificação.
As duas escolas estão, ainda, entre as 150 instituições nacionais com as melhores notas na classificação geral. A belenense aparece em 8ª e a marabaense em 138ª, sendo as duas melhores colocadas no Estado do Pará.
O ranking foi divulgado pelo Bernoulli Sistema de Ensino e é montado a partir da análise dos microdados divulgados anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação.
Leia mais:Até 2015, o próprio Inep divulgava o ranking por escolas, mas em nota publicada no ano passado anunciou o encerramento da divulgação anual destas médias. A intenção da divulgação, inicialmente, era que as instituições tivessem acesso às informações sobre a atuação dos estudantes nas provas e pudessem reforçar o ensino em determinados conteúdos.
Acontece que as instituições utilizavam o ranking como marketing e para o Inep acabavam fazendo “propaganda falsa”, uma vez que não eram levadas em consideração questões socioeconômicas e quantidade de alunos inscritos no exame, por exemplo.
Na última divulgação oficial do Inep, o Grupo Futuro Educacional Marabá também aparecia como a melhor colocada na cidade, porém na 1.126ª localização, tendo galgado 988 posições em apenas dois anos.
Para chegar aos resultados divulgados nesta semana, o Bernoulli Sistema de Ensino considera os alunos do Ensino Médio apontados nos microdados Enem 2017 como “Cursando e concluinte do Ensino Médio em 2017” e, dentre estes, os participantes que realizaram as quatro provas objetivas e a prova de Redação, obtendo proficiências superiores a zero em todas as provas objetivas.
PRIVADAS X PÚBLICAS
Das 33 escolas de Marabá que ofertam Ensino Médio e constam no Ranking, as sete primeiras são privadas. A escola pública melhor posicionada da cidade é a EEEM Pequeno Príncipe, que ocupa a 8.603ª posição nacional. A segunda é a EEEM Dr. Geraldo Mendes de Castro Veloso, na 11.121ª posição.
Ao todo, foram ranqueadas 23.565 escolas em todo o país. A pior colocada em Marabá é a EMEF Dr. José Cursino de Azevedo, na 23.465ª posição, que também aparece como a terceira pior em todo o Estado do Pará.
(Luciana Marschall)