Onze motocicletas foram recuperadas pela 1ª Companhia Independente de Missões Especiais (CIME) da Polícia Militar, em Marabá, na noite desta quarta-feira (16), por volta das 23 horas. No total, cinco pessoas foram parar na 21ª Seccional Urbana de Polícia Civil, porém, apenas três foram presas: Pedro Lucas da Luz Brito, Nadson Carvalho dos Santos e Andreina Dias Souza. Todos os que foram parar na delegacia são jovens, aparentando menos de 25 anos, mas a polícia não divulgou a idade deles.
A guarnição da PM recebeu informações via Disque Denúncia do Sudeste do Pará que em um residencial de quitinetes, na Travessa Antônio Pimentel, no Núcleo Marabá Pioneira, haveria uma quadrilha criminosa atuando com furto e roubo de motocicletas.
Ao chegar ao endereço, encontraram três motocicletas estacionadas em frente ao residencial, sendo que duas delas estavam com registro de furto/roubo, uma Honda Fan e uma Honda CG Start, ambas de cor preta.
Leia mais:Nesse momento, cinco pessoas saiam do residencial, as quais foram identificadas como Pedro Lucas da Luz Brito, Nadson Carvalho dos Santos, Adriana de Sá da Silva, Andreina Dias Souza e Lilia Rosa Couto Pinto.
Eles foram abordados pelos militares que solicitaram adentrar na quitinete, que pertence a Lilia Rosa. Lá dentro, encontraram uma porção de crack e uma balança de precisão em cima do balcão americano. A quantidade de entorpecente não foi informada.
Questionados sobre a procedência da droga, Pedro Lucas ‘entregou’ Andreina Dias informando que na casa dela, na Rua Recife, no Bairro Vale do Itacaiunas, havia seis motocicletas roubadas. A guarnição se deslocou até o endereço com os cinco envolvidos e lá encontraram sete motocicletas agrupadas no quintal da casa. Três estavam com registro de furto/roubo e outra aparentemente adulterada.
As motos encontradas na casa de Andreina foram três Honda Broz, sendo duas pretas e uma vermelha, e quatro Honda Biz, sendo três vermelhas e uma branca.
Além disso, os militares foram informados pelo grupo abordado que haveria mais uma motocicleta escondida em uma transportadora na Folha 11. Era uma Honda Biz de cor vermelha. Pedro Lucas admitiu que sua intenção era despachar o veículo para Araguaína, município localizado no norte do Tocantins, a 280 km de Marabá.
Andreina também confessou que havia alugado aquela residência para esconder as motos roubadas e furtadas. Devido a situação flagrancial, todos foram encaminhados para a Seccional para os procedimentos cabíveis.
A Reportagem do Portal Correio esteve na Delegacia no momento da apresentação dos cinco envolvidos e entrevistou uma das vítimas, que estava presente no local e teve sua moto furtada pelo bando. Ela contou que por volta das 20h30 do último dia 14 estava em seu quarto quando ouviu o barulho do motor da motocicleta sendo ligado.
“Quando cheguei na porta de casa eles já estavam na esquina, saíram em alta velocidade. Minha moto estava estacionada na porta de casa, com o guidão trancado, então acho que eles, de alguma forma, conseguiram destrancá-la”, conta a vítima.
Segundo informações, Pedro Lucas e Nadson foram encaminhados à Central de Triagem Masculina de Marabá (CTMM) e Andreina para o Centro de Recuperação Feminino (CRF). Lilia Rosa e Adriana de Sá foram ouvidas como testemunhas e liberadas. (Zeus Bandeira e Josseli Carvalho)