A 4ª Unidade Regional de Educação (4ª URE) recebe, até 9 de janeiro, solicitações de matrícula de alunos novos para as 24 escolas mantidas pelo estado em Marabá. Ao todo, são ofertadas 3.015 vagas com o critério de ingresso recente no município, sendo 99 delas para pessoas com deficiência. A pré-matrícula acontece desde o dia 14 pelo site www.seduc.pa.gov.br e pelo número 0800 280 0078.
Ronildo Guilherme Sales, diretor da 4ª URE, explica que, ao término da pré-matrícula, será iniciada a etapa de confirmação. Original e cópia de documentos como certidão de nascimento, RG e CPF são essenciais no ato, marcado para acontecer a partir de 11 de janeiro. Também é necessário apresentar duas fotos tamanho 3×4 recentes, comprovante de residência atual, registros de vacinação, cópia da folha de rosto do Cadastro Único e original da ressalva ou do histórico escolar.
Questionado pelo repórter do Jornal quanto à necessidade de apresentar cartões/carteiras de vacinação no reconhecimento da matrícula e sobre o possível conflito entre os direitos à educação e à saúde, o diretor foi precavido. “Isso já é o poder público se antevendo a situações de contaminação que podem ocorrer, não só com relação à covid-19, mas também a outras doenças. Devido à pandemia, esse tipo de cobrança tende a se naturalizar nas redes de ensino”, sustenta Ronildo.
Leia mais:Neste momento, a admissão de alunos que não integram a rede estadual de ensino é prioridade. Em virtude da pandemia, todos os alunos já matriculados têm a vaga garantida para 2021, na série subsequente. Caso o aluno queira ser transferido para outra escola, deve procurar a secretaria da escola na qual está matriculado para fazer a referida solicitação.
Conforme o diretor, o ano letivo do ensino médio começará em 3 de fevereiro. Só que há um fator-problema em meio a isso. “O ano letivo de municípios como Marabá, por exemplo, está programado para encerrar apenas em 18 de março. Então, perceba que será complicado que o estudante que está saindo da rede municipal ingresse em tempo hábil na estadual, visto que há uma disparidade entre os calendários. Com relação a isso, não temos muito o que fazer. Na realidade, são as prefeituras que devem adequar o calendário para que os alunos egressos da rede municipal matriculem na rede estadual em tempo hábil”, argumenta ele.
Marabá tem capacidade de assistir 11.610 alunos pela rede estadual, sendo 8.333 o total de matriculados atualmente. Já Bom Jesus do Tocantins possui 13 escolas e capacidade de atender 6.340 alunos. O município vizinho está oferecendo 140 novas vagas (incluindo PcDs), enquanto Nova Ipixuna, que tem apenas uma escola estadual, tem disponíveis 271.
Também fazem parte da 4ª URE os municípios de Abel Figueiredo, Brejo Grande do Araguaia, Itupiranga, Jacundá, Rondon do Pará, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, Palestina do Pará e Piçarra. Juntos, são responsáveis por 20 escolas, com habilidade para contemplar 10.560 alunos.
Em todo o Pará, são oferecidas cerca de 160 mil vagas para alunos novos. A rede contempla 576 mil alunos, distribuídos em 927 escolas em todas as regiões. O processo de pré-matrícula ocorre no site www.seduc.pa.gov.br e pelo número 0800 280 0078, com atendimento das 8h às 18h de segunda a sexta-feira. (Da Redação)