Correio de Carajás

Autoridades ainda investigam morte de trabalhador no Salobo

Autoridades policiais começaram a investigar a morte de Cláudio Sales Maia Jr., de 23 anos, que morreu na planta do projeto Salobo, localizado em Marabá, mas com acesso por Parauapebas, onde ele residia. O acidente de trabalho foi registrado no final da manhã de domingo (13). A empresa para a qual ele trabalhava fez o registro de ocorrência policial do acidente, a partir do qual a Polícia Civil deve abrir inquérito para investigar o caso.

Claudio Sales trabalhava para uma empreiteira da Vale, a Komatsu, que realiza manutenção e montagem de equipamentos de mineração naquela mina e é bastante conhecida pela fabricação de tratores.

Conforme o que foi apurado até o momento pela Reportagem deste CORREIO, um grupo de colaboradores da Komatsu estava trocando um cilindro de elevação de um trator de esteira D-475, quando aconteceu a tragédia, mas não há detalhes sobre o que exatamente matou Claudio.

Leia mais:

As informações são de que Cláudio pode ter caído de uma certa altura (não há informação sobre a altura exata) ou mesmo que o cilindro teria caído em cima dele. Mas nem Vale nem Komatsu informou com precisão, ainda, o que teria ocorrido.

KOMATSU FALA

Em nota enviada pela sua assessoria de Comunicação, a Komatsu lamentou profundamente a morte do seu funcionário Cláudio Sales e confirmou que a tragédia se deu durante serviço de manutenção na Mina Salobo.

Na mesma nota, a empresa presta solidariedade à família, a quem está dando o suporte necessário, amigos e colegas de trabalho. “A empresa está empreendendo todos os esforços para elucidar as causas do acidente, que estão sendo investigadas”, diz trecho da nota oficial.

A Assessoria confirmou também que gerentes executivos da empresa vindos da sede nacional, em São Paulo, chegaram a Parauapebas, nesta segunda-feira, para acompanhar o caso. “Vamos reforçar e revisar nossas ferramentas e processos de segurança para evitar esse tipo ocorrência”, disse uma pessoa em um áudio nas redes sociais, dizendo ser executivo da empresa em Parauapebas, mas sem confirmação da assessoria da mesma.

Por outro lado, foi divulgado informalmente que a Komatsu, em forma de luto, teria paralisado suas operações em todo o País no domingo e também segunda-feira, dia 14.

NOTA DA VALE

A mineradora Vale também se manifestou sobre o ocorrido por meio de nota emitida ainda na tarde de domingo: “A Vale lamenta informar que um empregado da Komatsu, empresa que presta serviço na Mina Salobo, subsidiária da Vale, localizada em Marabá (PA), sofreu um acidente durante trabalho de manutenção, no final da manhã deste domingo (13/12). O empregado recebeu atendimento médico de urgência, mas não resistiu e faleceu. A Vale está acompanhando o caso junto com a contratada para apurar as causas da ocorrência e se solidariza com a família e os colegas do empregado”. (Ulisses Pompeu e Chagas Filho)