Correio de Carajás

Teatro com fantoches da Guarda Municipal orienta estudantes

Na tarde desta sexta-feira (11) a Guarda Municipal de Marabá realizou a solenidade de apresentação do projeto “Teatro de Fantoches da Ronda Escolar”, no Cine Marrocos, no Núcleo Marabá Pioneira. A primeira escola municipal a contemplar o projeto foi a Cristo Rei, localizada no Bairro Jardim União, que já recebia um acompanhamento da GMM.

O evento contou com a presença de autoridades do Executivo Municipal, representantes da Escola, da Polícia Militar, além de alunos e docentes do 6º ao 8º ano da Escola Cristo Rei. A solenidade foi aberta pela composição da mesa pelas autoridades e a interpretação do hino nacional e municipal pelos alunos que formam a turma de música, no projeto “Canta e Toca Cristo Rei”.

A inspetora Andreia Melo da GMM e coordenadora da Ronda Escolar, foi quem idealizou o projeto de fantoches e explica que ele tem por objetivo contribuir com o ensino e aprendizado das crianças e adolescentes do município de Marabá. “Pensamos em tornar nossas palestras mais lúdicas para o público infantil, então pensamos na proposta de usar fantoches para abordar temas como drogas, bullying e o ócio”, explica.

Leia mais:
A coordenadora da Ronda Escolar, Andreia Melo, é a idealizadora do projeto

O projeto começou a ser planejado em 2017, quando Andreia o escreveu e só agora, no fim de 2020 conseguiu sair do papel, através de uma emenda impositiva do vereador Miguelito (PDT). “Acreditamos que quando o ensino presencial for retomado poderemos executar o projeto nas escolas municipais. As demais que tiverem interesse em solicitar o projeto, podem o fazer através de ofício para a GMM”, comenta Andreia.

Para a diretora da Escola Cristo Rei, Gleide Borges, revela que o projeto era aguardado para o primeiro semestre de 2020, no entanto, devido a pandemia, somente em dezembro ele pode ocorrer. “Mesmo assim, estamos muito felizes de estarmos participando, pois é um projeto grandioso para os alunos. Como somos uma escola pública de periferia, as temáticas que a GMM traz são importantes para conscientização das nossas crianças e adolescentes”, completa a gestora.

A aluna do 7º ano e participante do Canta e Toca Cristo Rei, Maria Luiza de Almeida, estava indo ao Cine Marrocos pela primeira vez e se mostrou entusiasmada para a apresentação do projeto, uma vez que a escola já conta com diversas atividades. “É muito bom termos tantas opções de coisas para fazermos, porque de tarde não fico sem ocupação e esse projeto parece ser muito legal”, empolgou-se.

A Escola já conta com diversas outras atividades, conforme confirmou a diretora Gleide, como capoeira, música, leitura, além de participarem do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Polícia Militar. “Trabalhamos para que nossos alunos não fiquem desocupados e se deixem levar por tantas coisas ruins que ameaçam nossas crianças, então, a inciativa da GMM é muito bem-vinda”, finalizou. (Zeus Bandeira)