Nesta quarta-feira (9), às 17 horas, na Câmara Municipal de Parauapebas, acontecerá a cerimônia de lançamento de dois livros produzidos por alunos e educadores da nossa rede municipal de ensino.
O livro “Serra Pelada Além do Ouro”, foi idealizado pela professora Andréa Araújo, da escola Olga da Silva, a partir de um projeto de pesquisa de língua portuguesa realizado no período entre os anos de 2017 e 2018. O objetivo era que seus alunos produzissem, ao final da pesquisa, um documentário sobre a história de Serra Pelada.
Com o tempo houve a necessidade de ampliar a pesquisa, envolvendo também outras disciplinas como geografia, arte, matemática e história. Diante da empolgação dos alunos e da qualidade dos textos produzidos, surgiu a iniciativa para construção de um livro de contos.
Leia mais:Já o livro “XIKRÍN DO CATETÉ NHÕ PI’ÔK MARI MOKRAI KADJY NA JÔ é o primeiro material elaborado na língua Xikrín do Cateté voltado exclusivamente para auxiliar os professores indígenas na tarefa de alfabetizar os estudantes das escolas das aldeias Xikrín do Cateté, por meio do desenvolvimento da prática de oralidade e escrita em sua língua nativa.
Obra idealizada e organizada pelos professores Bep Aka Xikrín e Katop-Ti Xikrín associados ao doutor em linguística, Lucivaldo Silva da Costa, Faculdade de Educação do Campo, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). (Ascom/PMP)