Correio de Carajás

Em jogo histórico, VAR entra em ação e França derrota a Austrália no sufoco

Árbitro de vídeo foi usado pela primeira vez na história da Copa do Mundo em pênalti anotado para os franceses.

Foi mais difícil do que muitos esperavam, mas a França conseguiu vencer a Austrália por 2 a 1 na abertura do Grupo C da Copa do Mundo. E o jogo foi histórico, já que pela primeira vez o VAR (árbitro de vídeo) foi utilizado em Mundiais – a tecnologia foi decisiva para o triunfo francês, anotando pênalti do primeiro gol e validando o segundo.

As duas seleções voltam a campo na próxima quinta-feira, dia 21 de junho. Enquanto a França enfrenta o Peru, às 12h (de Brasília), a Austrália pega a Dinamarca um pouco mais cedo, às 09h.

Leia mais:

Primeiro tempo equilibrado

Com um time jovem e bastante veloz, os franceses começaram o jogo em cima dos autralianos, pressionando bastante. Com seis minutos de bola rolando, o goleiro Ryan já tinha feito três boas defesas em finalizações de Mbappé, Pogba e Griezmann.

Mesmo buscando o gol a todo custo, a França levou um susto aos 17 minutos, quando o volante Tolisso desviou cobrança de falta contra a própria meta e viu Lloris salvar a equipe fazendo uma defesaça no canto.

O restante da etapa inicial foi bastante equilibrado, sem chances claras de gols, mas com a seleção francesa mantendo mais a posse de bola, com mais volume de jogo. A pressão dos minutos finais antes do intervalo não surtiu efeito.

Griezmann bate o pênalti para marcar o gol da França após ajuda do VAR

Gols e tecnologia no 2º tempo

A etapa final foi histórica, com o  VAR sendo utilizado pela primeira nesta Copa do Mundo. Com a ajuda do árbitro de vídeo, o juiz uruguaio Andres Cunha anotou pênalti de Ridson sobre Griezmann, aos 12 minutos, e o próprio atacante converteu a batida, abrindo o placar.

Mas nem deu para os franceses comemorarem. Quatro minutos depois do gol, o zagueiro Umtiti colocou a mão na bola dentro da área e o árbitro marcou pênalti – o capitão Jedinak cobrou com categoria e empatou o duelo.

O jogo seguiu equlibrado até os 35 minutos, quando a França chegou ao segundo gol. Pogba recebeu na entrada da área e finalizou de bico, encobrindo o goleiro Ryan e acertando o travessão – a bola quicou dentro da meta e, com a ajuda da tecnologia na linha do gol, o árbitro confirmou o tento.

Os franceses só administraram os minutos finais para garantir a importante e suada vitória na estreia da Copa do Mundo.

FICHA TÉCNICA

FRANÇA 2 x 1 AUSTRÁLIA

Local : Arena Kazan, em Kazan (Rússia)
Data : 16 de junho de 2018 (sábado)
Horário : 7h (de Brasília)
Árbitro : Andres Cunha (Uruguai)
Assistentes : Nicolas Taran (Uruguai) e Mauricio Espinosa (Uruguai)
Cartões amarelos : Leckie, Ridson, Behich (AUS); Tolisso (FRA)

GOLS
FRA: Griezmann, aos 12′ do 2º tempo; Pogba, aos 35′ do 2º tempo
AUS: Jedinak, aos 16′ do 2º tempo

AUSTRÁLIA : Ryan; Milligan, Behich, Ridson e Sainsbury; Mooy, Jedinak e Rogic (Irvine); Leckie, Kruse (Arzani) e Nabbout (Juric).  Técnico : Bert van Marwijk

FRANÇA : Lloris, Pavard, Varane, Umtiti e Hernández; Pogba, Tolisso (Matuidi) e Kanté; Dembélé (Fekir), Griezmann (Giroud) e Mbappé.  Técnico : Didier Deschamps

(Fonte:IG)