Árbitro de vídeo foi usado pela primeira vez na história da Copa do Mundo em pênalti anotado para os franceses.
Foi mais difícil do que muitos esperavam, mas a França conseguiu vencer a Austrália por 2 a 1 na abertura do Grupo C da Copa do Mundo. E o jogo foi histórico, já que pela primeira vez o VAR (árbitro de vídeo) foi utilizado em Mundiais – a tecnologia foi decisiva para o triunfo francês, anotando pênalti do primeiro gol e validando o segundo.
As duas seleções voltam a campo na próxima quinta-feira, dia 21 de junho. Enquanto a França enfrenta o Peru, às 12h (de Brasília), a Austrália pega a Dinamarca um pouco mais cedo, às 09h.
Leia mais:Primeiro tempo equilibrado
Com um time jovem e bastante veloz, os franceses começaram o jogo em cima dos autralianos, pressionando bastante. Com seis minutos de bola rolando, o goleiro Ryan já tinha feito três boas defesas em finalizações de Mbappé, Pogba e Griezmann.
Mesmo buscando o gol a todo custo, a França levou um susto aos 17 minutos, quando o volante Tolisso desviou cobrança de falta contra a própria meta e viu Lloris salvar a equipe fazendo uma defesaça no canto.
O restante da etapa inicial foi bastante equilibrado, sem chances claras de gols, mas com a seleção francesa mantendo mais a posse de bola, com mais volume de jogo. A pressão dos minutos finais antes do intervalo não surtiu efeito.
Gols e tecnologia no 2º tempo
A etapa final foi histórica, com o VAR sendo utilizado pela primeira nesta Copa do Mundo. Com a ajuda do árbitro de vídeo, o juiz uruguaio Andres Cunha anotou pênalti de Ridson sobre Griezmann, aos 12 minutos, e o próprio atacante converteu a batida, abrindo o placar.
Mas nem deu para os franceses comemorarem. Quatro minutos depois do gol, o zagueiro Umtiti colocou a mão na bola dentro da área e o árbitro marcou pênalti – o capitão Jedinak cobrou com categoria e empatou o duelo.
O jogo seguiu equlibrado até os 35 minutos, quando a França chegou ao segundo gol. Pogba recebeu na entrada da área e finalizou de bico, encobrindo o goleiro Ryan e acertando o travessão – a bola quicou dentro da meta e, com a ajuda da tecnologia na linha do gol, o árbitro confirmou o tento.
Os franceses só administraram os minutos finais para garantir a importante e suada vitória na estreia da Copa do Mundo.
FICHA TÉCNICA
FRANÇA 2 x 1 AUSTRÁLIA
Local : Arena Kazan, em Kazan (Rússia)
Data : 16 de junho de 2018 (sábado)
Horário : 7h (de Brasília)
Árbitro : Andres Cunha (Uruguai)
Assistentes : Nicolas Taran (Uruguai) e Mauricio Espinosa (Uruguai)
Cartões amarelos : Leckie, Ridson, Behich (AUS); Tolisso (FRA)
GOLS
FRA: Griezmann, aos 12′ do 2º tempo; Pogba, aos 35′ do 2º tempo
AUS: Jedinak, aos 16′ do 2º tempo
AUSTRÁLIA : Ryan; Milligan, Behich, Ridson e Sainsbury; Mooy, Jedinak e Rogic (Irvine); Leckie, Kruse (Arzani) e Nabbout (Juric). Técnico : Bert van Marwijk
FRANÇA : Lloris, Pavard, Varane, Umtiti e Hernández; Pogba, Tolisso (Matuidi) e Kanté; Dembélé (Fekir), Griezmann (Giroud) e Mbappé. Técnico : Didier Deschamps
(Fonte:IG)