Correio de Carajás

Arraial: Segurança ajustada para a festa

Representantes de órgãos de segurança se reuniram no auditório do Cine Marrocos, Marabá Pioneira, para discutir o esquema que será aplicado durante os dias de festividade junina no município. Durante o encontro, o secretário de Cultura, José Scherer, repassou aos presentes a data de montagem da estrutura do evento (arquibancada, praça de alimentação, stands e palco), que inicia já nesta segunda-feira (18), para que o Corpo de Bombeiros possa acompanhar, vistoriar o trabalho e liberar o local para a realização da festa.

Na ocasião, o tenente Antunes explicou que o Corpo de Bombeiros vai atuar com um efetivo de sete militares durante todo o festejo. Já a Guarda Patrimonial ficará responsável por controlar as áreas restritas para os brincantes e organizadores, a fim de impedir a depredação do patrimônio público. A Polícia Civil também vai dar apoio à segurança do evento, com equipes descaracterizadas, enquanto a Guarda Municipal vai atuar em pontos estratégicos, garantindo a segurança do público e dos membros das quadrilhas.

Agentes do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) também vão trabalhar no evento, controlando o trânsito nas ruas próximas ao local do Festejo Junino e isolando as áreas impróprias para estacionamento. Quatro ambulâncias ficarão à disposição, caso ocorra incidentes, e um stand da Secretaria Municipal de Saúde será construído para atender o público. A Quadra Junina acontece entre os dias 23 e 30 de junho, à altura da Colônia Z-30, na Orla Sebastião Miranda, Bairro Santa Rosa.

Leia mais:
A festa começa no próximo dia 23 e vai até 30 de junho

Confira a programação

A festa terá início no dia 23 (sábado) com o tradicional Arrastão dos grupos juninos, que sai da Praça Duque de Caxias até a arena do Festival. No mesmo dia acontece a seletiva Estadual promovida pela Aquanto (Associação de Quadrilhas do Estado Pará) e escolha da Rainha da Diversidade, Rainha Junina e do casal Junino. Já no dia 24 (domingo), começam as eliminatórias dos grupos. E na terça-feira (26), ocorre o encerramento da fase eliminatória.

Na quarta-feira (27) acontece a final da competição do Grupo B e dos Bois-Bumbás e, em 29 de junho, será a anunciado o campeão do Grupo A. No último dia de festa, sábado (30), será feita a seletiva estadual de quadrilhas e casal de noivos, além do Intermunicipal de Quadrilhas (sem os grupos de Marabá) e encerramento do evento. (Nathália Viegas com informações de Secretaria de Comunicação de Marabá)