A operação de reintegração de posse sob o Comando de Missões Especiais (CME) segue este sábado, 16, na área de Carajás. Ontem, quinta (14), os policiais cumpriram o mandado de reintegração de posse da fazenda Santa Clara, localizada a 70 quilômetros de Parauapebas, que estava ocupada há três anos por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
O comboio com mais de setenta policiais militares, civis e bombeiros saiu cedo do 23º Batalhão da Polícia Militar (23º BPM) de Parauapebas. Essa propriedade fica no município de Marabá, mas está mais próxima de Parauapebas, por isso os policiais montaram logística na cidade. Os policiais acompanharam o oficial de justiça que trouxe a liminar de reintegração de posse da área ocupada por 168 famílias.
Leia mais:Os donos da fazenda denunciaram à polícia que durante o período de ocupação houve desmatamento e matança de animais da propriedade. A Divisão Especializada de Meio Ambiente da PM fez vistoria para levantar possíveis crimes ambientais na área.
A fazenda Santa Clara foi a quarta desocupada só este mês na região sudeste do Pará. Segundo o tenente coronel Giorgio Mariuba, comandante da operação, a equipe de policiais ficaria na fazenda até que todas as 168 famílias fossem retiradas da área.
Elas estão sendo levadas para um assentamento provisório, distante cerca de 10 quilômetros do local até que a situação definitiva seja resolvida. Os posseiros retirados da fazenda alegam que a área pertence à União e vão recorrer da decisão da justiça. (Tina Santos – com informações de José Neves e Ronaldo Modesto)
Fotos: Fábio e José Neves