No dia em que o Brasil completa 200 anos de Independência, a programação do Desfile da Pátria, em Marabá, começou por volta das 7h30 da manhã. No total, entre civis e militares, mais de 10 mil pessoas irão desfilar ao longo desta manhã pela Avenida Antônio Maia, na Marabá Pioneira. Diferente de anos anteriores, no início do evento, a presença de público na avenida era tímida.
O primeiro ato da programação do dia começou com o hasteamento da bandeira realizado por militares, na presença de autoridades civis e do Exército Brasileiro. Em seguida foi realizada a revista às tropas e veículos militares.
Às 8 horas, em ponto, a Banda Municipal foi a primeira a adentrar na avenida. Em seguida, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Marabá (APAE), chegou na Antônio Maia com os seus pelotões.
Leia mais:A programação ao longo da manhã contará com a presença da Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (SEASPAC), seguida por escolas de educação infantil da cidade. Então será a vez da Fundação Casa da Cultura de Marabá, das escolas municipais de ensino fundamental e de colégios da rede privada do município. Clubes, igrejas, grupos e comunidades vêm em seguida.
A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a 23ª Brigada de Infantaria de Selva, o Comando de Policiamento Regional II, e o Corpo de Bombeiros Militar do Pará dão continuidade ao desfile.
Na sequência, a avenida será marcada pela presença da Polícia Rodoviária Federal; Secretaria Municipal de Segurança Institucional; Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU); Departamento Municipal de Segurança Patrimonial e, fechando o desfile, a Guarda Municipal de Marabá. (Luciana Araújo e Ulisses Pompeu)