Viver com mais qualidade! Nunca se buscou tanto esse objetivo como nos dias de hoje. E isso é um reflexo da mudança de costumes de muitas pessoas que perceberam que “mens sana in corpore sano” só é possível a partir da adoção de hábitos que vão desde a prática do exercício físico até a escolha por uma alimentação mais saudável. E comer bem faz toda a diferença!
A ideia de que alimentos saudáveis custam caro ou não são saborosos está sendo desmistificada. Hoje, é possível se alimentar bem gastando pouco. Um exemplo disso é a utilização de aveia na dieta, em receitas ou in natura.
Além de ser um dos poucos produtos que é integral por natureza, os grãos que chegam à mesa do consumidor têm exatamente a mesma composição da variedade original, porque no processamento nada é tirado, perdido ou adicionado ao cereal, no caso de flocos.
Leia mais:Funcional, a aveia é o mais nutritivo de todos os cereais. Rica em proteínas de alto valor biológico e bom balanceamento de aminoácidos, é rica, ainda, em fibras solúveis e insolúveis, sais minerais e vitaminas. Além de ter baixo custo, oferece importantes benefícios para quem a consome diariamente, seguindo a orientação de profissionais qualificados, como, por exemplos, médicos e nutricionistas.
Conheça alguns deles:
1. Auxilia na prevenção do câncer
Apresenta em sua composição flavonoides (avenantramidas), que atuam na prevenção do câncer e envelhecimento celular, pois auxiliam na eliminação dos radicais livres.
2. Controla o colesterol
É responsável pela diminuição do colesterol ruim. Suas fibras solúveis, as beta-glucanas, auxiliam na redução do risco de doenças cardiovasculares.
3. Regula o intestino
Suas fibras insolúveis aceleram os movimentos peristálticos do intestino, fazendo com que o bolo fecal permaneça menos tempo nele, facilitando o trânsito intestinal;
4. Auxilia no controle da hipertensão
Fonte de fibras, ao ajudar no controle do colesterol, auxilia na estabilidade da pressão arterial.
5. Controla níveis de açúcar no sangue
A aveia mantém os níveis de açúcar no sangue sob controle, pois as fibras permitem que a glicose seja absorvida de maneira lenta e gradual, regulando a liberação de insulina e reduzindo picos de glicemia.
(Divulgação)