• ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Menu
  • ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Pesquisar
Pesquisar
Fechar
ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
CIDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
ESPORTES
ENTRETENIMENTO
COLUNISTAS
RONDA POLÍTICA

4º BPM recebe palestra sobre abuso de autoridade

Nova lei federal impõe algumas recomendações aos policiais, que estão se precavendo para cumprirem seu dever sempre dentro da legalidade

por Redação
28/01/2020
em Polícia
4º BPM recebe palestra sobre abuso de autoridade

Metade dos militares lotados no 4º BPM participaram da palestra nesta segunda-feira/ Fotos: Josseli Carvalho

296
Visualizações

Convidado pelo comando do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), o defensor público Allysson Castro deu uma palestra nesta segunda-feira (27) sobre a Lei Nº 13.869, a chamada Lei de Abuso de Autoridade, que impõe algumas medidas novas aos policiais, visando o não constrangimento de pessoas que forem presas ou conduzidas para a delegacia.

A palestra aconteceu no auditório da Escola José Mendonça Vergolino e atendeu metade da tropa. O restante dos militares lotados no 4º BPM passará pelo mesmo treinamento no dia 3 de fevereiro, segundo informou o coronel Dayvid Sarah, comandante do 4º BPM.

“A gente procurou passar para os militares o conceito do que é o abuso de autoridade”, explicou o defensor público Allysson Castro, acrescentando que o objetivo da palestra foi instruir a tropa para que o policial possa agir com mais segurança, sem preocupação e sem medo de se prejudicar.

Allysson Castro e coronel Dayvid estiveram à frente da palestra

Castro chamou atenção para o fato de que, pela nova lei, o abuso de autoridade fica caracterizado por algumas situações específicas. Segundo ele, o policial não pode agir por capricho ou satisfação pessoal, não pode prejudicar alguém para se beneficiar ou beneficiar a terceiros. Fora dessas hipóteses não há abuso de autoridade.

Também ouvido pelo jornal, o coronel Dayvid explicou que tomou iniciativa de instruir a tropa para que o policial tenha segurança nas suas ações e para que entenda até onde pode ir, o que deve fazer, sem pairar dúvida sobre o que a lei propõe. A ideia, segundo ele, é trocar experiência do dia a dia com o conhecimento jurídico, para que o policial proteja o cidadão de bem e, ao mesmo tempo, fique precavido juridicamente.

Coronel Dayvid chama atenção para o fato de que todo policial precisa estar atualizado o tempo inteiro, para agir conforme a lei manda. “Quando se tem conhecimento de uma coisa você a exerce de forma firme e segura. Isso serve para nossa vida em geral”, explica o comandante do 4º BPM.

Formado em Direito, o policial militar Silmar Kaeski participou do curso e classificou o momento como muito produtivo. O PM comentou que quando um policial entra na corporação ele passa por cursos teóricos na área do Direito que vão lhe embasar para atuar na rua, mas observa que com a edição da nova lei o militar precisa desse conhecimento para trabalhar a prática na rua, definindo quando usar as algemas, ou até mesmo quando deve prender alguém. “O policial vai agregando conhecimento ao longo da carreira”, explica.

(Chagas Filho e Josseli Carvalho)

Comentários
Tags: BrasilMarabáPará
Matéria anterior

Polícia ouve testemunhas do assassinato de militar

Próxima matéria

Jovem morto em acidente será sepultado nesta terça

RelacionadaMatérias

Renilton matou por ciúmes durante show de Réveillon e está hoje sentado no banco dos réus
Destaques

Homem que matou por ciúmes no Réveillon está hoje no banco dos réus em Canaã

27/01/2021
472
Elena, a Arlequina, confessou o crime, segundo os policiais militares
Polícia

Arlequina é flagrada entregando cocaína para cliente

27/01/2021
1.1k
Quatro meses depois, polícia prende homem por tentativa de homicídio
Polícia

Quatro meses depois, polícia prende homem por tentativa de homicídio

26/01/2021
365
Próxima matéria
Jovem morto em acidente será sepultado nesta terça

Jovem morto em acidente será sepultado nesta terça

Fale conosco

Anuncie no site

94 99212 4484

Facebook
Instagram
Twitter
Youtube

Correio de Carajás - Todos os direitos reservados | 2019