O comandante do 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM), coronel Kojak, idealizou a Capacitação em Atendimento Pré-Hospitalar (APH), para aprimorar os conhecimentos adquiridos nos cursos de formação de praças e oficiais. A capacitação objetiva preparar os policiais militares para intervir em situações que demandam atendimento rápido e seguro até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ou do Corpo de Bombeiros, a depender de cada caso.
A capacitação se iniciou dia 22 e termina nesta sexta-feira (25), sendo ministradas por militares do Corpo de Bombeiros do 5º GBM (Marabá), capacitando mais de 100 policiais militares, incluindo o efetivo do 34º BPM, 4º BPM, 2º Comando de Policiamento Regional (CPR-2), 1º Batalhão de Missões Especiais (BME) e 1º Batalhão de Polícia Rural (BPR).
Kojak explica por que criou o APH: “No cumprimento ininterrupto da atividade policial, é comum os policiais militares presenciarem ou serem abordados pela população para prestar socorro em situações emergenciais, envolvendo pessoas vítimas de fraturas, hemorragias, engasgo, afogamento, mulheres em trabalho de parto, dentre outros”.
Leia mais:Durante a capacitação em APH, os alunos estão recebendo instruções teóricas e práticas sobre como observar sinais vitais de vítimas de acidentes; realizar a desobstrução de vias áreas, nos casos de engasgos; realizar o protocolo de Reanimação Cardiopulmonar (RCP), em casos de parada cardiorrespiratória, imobilizações, em casos de fraturas; contenção de hemorragias, dentre outros.
“A Capacitação em Atendimento Pré-Hospitalar é de grande relevância para o policial militar que trabalha diuturnamente tanto na cidade quanto na zona rural, pois um atendimento bem sucedido reduz o risco de sequelas nas vítimas e salvam vidas”, reafirma o oficial. (Chagas Filho, com informações de Evangelista Rocha)