Correio de Carajás

34º BPM completa primeiro ano

34º BPM completa primeiro ano

Na noite de ontem (28), aconteceu a solenidade em comemoração ao primeiro ano de existência do 34º Batalhão de Polícia Militar (34º BPM), instalado em Marabá, mais precisamente em área anexa ao aeroporto local, no Núcleo Cidade Nova. Além de Marabá, os 230 policiais que integram a unidade atendem aos municípios de São Geraldo do Araguaia, São Domingos, Itupiranga e Piçarra.

De acordo com o major Edson Ribeiro, comandante do 34º BPM, esses cinco municípios atendidos pelo batalhão carregam uma especificidade, que é uma extensa área de zona rural, incluindo localidades como Cajazeiras, vilas Brejo do Meio, Capistrano de Abreu, Cruzeiro do Sul, União, Três Poderes, São Domingos do Araguaia, Santa fé e Novo Paraíso.

Diversas autoridades também foram prestigiadas na cerimônia

No caso de Marabá, o 34º BPM atende todo o complexo Cidade Nova, que tem pelo menos 20 bairros, incluindo muitas áreas de ocupação urbana, que carecem de uma presença mais forte do poder público.

Leia mais:

Segundo o major Edson, o desmembramento do 4º BPM, que deu origem ao 34º, é uma forma de trazer mais eficiência ao trabalho policial, porque descentraliza as ações e coloca mais “olhos” onde antes não existia, daí a importância do novo quartel. “Esse momento é uma honra, tem que ser comemorado com a sociedade porque é uma vitória do povo”, afirma o major.

Secretário João Chamon exalta avanços na segurança pública

Presente à solenidade representando o governador Helder Barbalho, o secretário regional de Governo, João Chamon, disse ter certeza absoluta de que os quatro municípios, mais Marabá, estão mais protegidos a partir da criação do 34º BPM.

“Não tenho dúvida de que aos poucos o governo do Pará vai diminuindo essa demanda que existe ainda do quantitativo de policiais necessários para proteger os mais de 8,5 milhões de paraenses”, afirma Chamon.

SAIBA MAIS

Durante a solenidade de ontem foram entregues medalhas para militares que completaram 10, 20 e 30 anos de serviços prestados à comunidade, além de comendas de “Amigos do 34º BPM”, para pessoas que contribuem com a unidade militar o ano inteiro.

(Chagas Filho com informações de Josseli Carvalho)