• ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Menu
  • ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Pesquisar
Pesquisar
Fechar
ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
CIDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
ESPORTES
ENTRETENIMENTO
COLUNISTAS
RONDA POLÍTICA

23ª Brigada, em Marabá, passa por Certificação para pronto emprego

Exercício de Campanha foi iniciado nesta segunda e segue até a noite de sexta-feira

por Redação
01/12/2020
em Polícia
23ª Brigada, em Marabá, passa por Certificação para pronto emprego

A terceira subfase do treinamento teve início nesta segunda-feira / Foto: Josseli Carvalho

2k
Visualizações

Organizações Militares da 23ª Brigada de Infantaria de Selva iniciaram, nesta segunda-feira (30), em Marabá, o Exercício de Campanha que compõe a terceira subfase da Certificação da instituição. Na ação, as tropas executam no terreno operações planejadas e simuladas nas duas fases iniciais do procedimento.

“A Certificação é o processo pelo qual o Exército vai verificar como a nossa tropa está para cumprir as diversas missões que nós temos”, explicou o General de Brigada Giovani Moretto, comandante da 23ª.

Em 2020, foi criado o Sistema de Prontidão Operacional da Força Terrestre (Sispron) que prevê prioridade para algumas tropas selecionadas no recebimento de pessoal, material e treinamento visando serem empregadas imediatamente em qualquer ponto do território nacional ou no exterior.

Inicialmente, são envolvidas as seis brigadas consideradas Forças de Emprego Estratégico do Exército, dentre elas a 23ª Brigada de Infantaria de Selva. A primeira subfase foi iniciada neste mês com um Jogo de Guerra, no qual controladores treinaram no Rio de Janeiro.

Em seguida, durante os dias 20 e 77 de novembro, o Comando e as Organizações da Brigada foram submetidos a diversas situações que colocaram à prova a capacidade de planejar e conduzir operações militares em um cenário de defesa.

Esta terceira subfase será finalizada no próximo dia 5 e após ser Certificada a tropa entrará em um período de oito meses em que deverá manter os padrões alcançados por meio de exercícios, permanecendo em condições de emprego.

O treinamento que está em andamento tem a supervisão do Centro de Adestramento Leste, quartel sediado no Rio de Janeiro. “Vai inspecionar toda a nossa tropa, checando tanto o pessoal, quanto o material e a partir do que for visto aqui nós vamos receber do Exército uma série de equipamentos novos”, destaca o general.

De acordo com ele, em torno de 600 militares de Marabá, Imperatriz, Altamira e Itaituba estão sendo certificados. “Eles vão passar uma semana aqui na região de Vila Landi fazendo exercícios e nesses exercícios vão estar utilizando o Dispositivos de Simulação de Engajamento Tático (DSET)”, diz.

O general explica que este equipamento é capaz de identificar, ao ser efetuado um disparo de festim, se o oponente foi atingido, ferido ou mesmo morto, de forma simulada. “Com isso a gente consegue simular tudo que aconteceria num combate real. Os militares vão poder ver no terreno o que aconteceria numa situação real e todo pelotão vai ter que tomar as medidas pra sanar aquele problema ali com o militar ferido, por exemplo”.

A atividade de campo, adianta, será concluída na noite de sexta-feira (4). “Ao final da Certificação nós teremos um diagnóstico de como estão as nossas tropas em termos de prontidão para o combate. Após esse diagnóstico, a gente vai poder melhorar e muito o nosso preparo”, finaliza.

O capitão Alfred Marques de Almeida, que atua no Centro de Adestramento Leste, afirma que 32 militares saíram do Rio de Janeiro para auxiliarem no treinamento em Marabá. “A gente faz a radiografia da Brigada como um todo e apresenta para o Comando que vai Certificar dizendo se a tropa está pronta”, diz, informando que o EB atualmente tem 10 brigadas em condições de sair em cumprimento de qualquer missão assim que acionadas. (Luciana Marschall com informações de Josseli Carvalho)

Comentários
Tags: MarabáPará
Matéria anterior

Bolsonaro e Fernández, da Argentina, têm primeira reunião bilateral

Próxima matéria

Redenção: PF combate esquema de fraudes ao seguro desemprego

RelacionadaMatérias

Foto: Reprodução
Destaques

Serralheiro despenca de prédio em obras e morre na Cidade Nova

22/01/2021
121
Delegado conclama testemunhas que viram Artur Lima antes do acidente para depor
Destaques

Delegado conclama testemunhas que viram Artur Lima antes do acidente para depor

22/01/2021
959
Morre 3ª vítima de acidente causado pelo jovem Artur Lima e bisavô conclama para velório gigante
Destaques

Morre 3ª vítima de acidente causado pelo jovem Artur Lima e bisavô conclama para velório gigante

22/01/2021
2.2k
Próxima matéria
Redenção: PF combate esquema de fraudes ao seguro desemprego

Redenção: PF combate esquema de fraudes ao seguro desemprego

Fale conosco

Anuncie no site

94 99212 4484

Facebook
Instagram
Twitter
Youtube

Correio de Carajás - Todos os direitos reservados | 2019