Correio de Carajás

1º Batalhão de Polícia Rural comemora um ano

Policiais do 1º BPR, em Marabá, tem sido fundamentais para a paz no campo/ Foto: Divulgação

A Polícia Militar do Pará realizou, na noite da quinta-feira (17), a cerimônia em comemoração ao aniversário de um ano do 1º Batalhão de Polícia Rural (1º BPR). A unidade é subordinada ao Comando de Policiamento Especializado (CPE), responsável pela segurança na área rural de municípios da região sudeste paraense.

O evento realizado na sede do 1º BPR, em Marabá, contou com a presença do comandante-geral da PMPA, coronel Dilson Júnior, e de comandantes de diversas unidades militares, entre eles, o tenente-coronel Oeiras, do 1º BPR; coronel Firmino, do CPE; e coronel Dayvid, do Comando de Policiamento Regional II (CPR II).

Também participaram da cerimônia, o secretário Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto; o comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva do Exército, general de brigada Veiga; o vice-prefeito de Marabá, Lucino Dias; o superintendente da Delegacia de Conflitos Agrários do município, Vannir Wagner Fernandes de Souza; entre outras autoridades civis e militares.

Leia mais:

Na cerimônia, houve a entrega das medalhas “Mérito Tiradentes”, “Bons Serviços Prestado – 20 anos (Metal Prateado)” e “Láurea do Mérito Pessoal” aos policiais militares que se destacaram em serviço. Além disso, o 1º BPR também agraciou as pessoas que colaboraram com a unidade ao longo deste primeiro ano de existência, por meio da entrega do certificado “Amigo do Batalhão”.

Um dos trabalhos de maior sucesso do 1º BPR foi o cadastramento de aproximadamente mil propriedades rurais. Esse serviço foi possível graças à capacitação de 50 policiais militares que participaram do 1º Curso de Patrulha Rural Georreferenciada.

O tenente-coronel Oeiras, comandante do 1º BPR, avaliou as dificuldades e as metas alcançadas. “A gente vem conversando com associações e sindicatos rurais, mostrando como é o serviço do batalhão rural. Recebemos uma aceitação muito boa. O primeiro ano é o mais difícil, porque a gente estava se apresentando para a comunidade. Agora, como já somos conhecidos, vamos mais longe, nos municípios da região de Xinguara, Redenção, e com certeza vamos atingir a meta de atingir as 2 mil propriedades cadastradas”, afirmou o oficial.

O 1º Batalhão de Polícia Rural fica no km 8 da Rodovia Transamazônica, na Vila São José. A unidade foi entregue pelo governo estadual em 19 de agosto de 2022, com efetivo inicial de 50 policiais militares detentores do 1º Curso de Patrulha Rural Georreferenciada. (Fonte: Ascom/PM)