Correio de Carajás

Imagem de idosa que usou filtro solar apenas no rosto viraliza; entenda

Imagem que ganhou as redes sociais foi publicada originalmente no Journal of The European Academy of Dermatology and Venereology.(foto: C. Posch/ Journal of The European Academy of Dermatology and Venereology)

O filtro solar é um grande aliado na prevenção de doenças dermatológicas, assim como na estética, combate ao envelhecimento precoce, ressecamento, oleosidade excessiva e manchas. Nesta semana, viralizou nas redes sociais a foto de uma idosa de 92 anos que, por 40 anos, usou o produto apenas no rosto.

Como consta em seu exame clínico, a paciente tem tons de pele “com diferença marcante do dano solar”. Autor da pesquisa, Christian Posch é pesquisador no Departamento de Dermatologia da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha. No Twitter, disse estar feliz com a repercussão da imagem.

Outros fatores
Após a repercussão, alguns pesquisadores passaram a alertar sobre os hábitos que podem levar ao envelhecimento precoce. Médica dermatologista pela Universidade Federal de São Paulo, Aline Magalhães apontou o tabagismo como fator que influencia negativamente a qualidade da pele.

Para que serve o filtro solar?
Eles evitam as queimaduras que podem levar ao surgimento de alguns tipos de melanoma, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Além disso, podem prevenir os danos cutâneos causados pela radiação UVB, desde queimaduras solares quanto danos crônicos – como manchas, fotoenvelhecimento e câncer de pele. Sendo eficaz, inclusive, para doenças pioradas pelos raios UV, caso do lúpus eritematoso.

Como usar filtro solar
É indicado que sejam aplicados entre 15 e 30 minutos antes da exposição ao Sol, com reaplicação a cada duas ou três horas. Quanto a quantidade, a indicação do Consenso Brasileiro de Fotoproteção é de que rosto, cabeça e pescoço devem receber uma colher de chá de filtro solar cada um, enquanto o torso e costas, duas colheres de chá cada.

(Fonte: O POVO)