Correio de Carajás

Bruno Gomes publica na Scholars International Journal of Linguistics and Literature e vira objeto de pesquisa

Com publicações na maior revista de língua e literatura da Índia, o prodígio doutor se torna assunto em textos acadêmicos

O pesquisador, escritor e professor Dr. Bruno Gomes, natural de Rondon do Pará, no sudeste paraense, assina autoria de artigos na maior revista de Letras da Índia, a Scholars International Journal of Linguistics and Literature, conhecida por reunir pesquisas de grandes investigadores da linguagem em todo o mundo.

No último volume do periódico, Bruno Gomes tem dois textos inclusos, sendo um deles em Inglês e outro em Francês. O primeiro fala sobre a construção de fenômenos de massa a partir das teorias da Linguística Aplicada e da Análise do Discurso, com foco em uma propaganda de telefonia móvel chilena, estrelada por Xuxa Meneghel, em 2020. O segundo fala sobre Sociopragmática Dinamarquesa a partir de uma concepção interdisciplinar entre os estudos sobre vozes sociais e as teorias de Bakhtin.

A Scholars International Journal of Linguistics and Literature é conhecida por publicar textos nas áreas de literatura e de linguística com relevância no cenário de pesquisa mundial. O periódico é referência de qualidade em todo o território indiano. Sobre participar do seleto grupo de pesquisadores que publicaram nessa revista, Bruno Gomes afirma: “acho um momento muito importante para minha carreira”.

Leia mais:

Recentemente, a trajetória de Bruno Gomes se tornou assunto de investigação científica. A acadêmica do curso de Psicopedagogia de uma instituição de ensino superior do Pará, Dayanne Estefani Alves Oliveira, de 29 anos, em seu trabalho acadêmico, considera a figura de Bruno Gomes representativa à cultura local.

A estudante busca similaridades entre as práticas de ensino de Bruno Gomes e os métodos freireanos. A acadêmica faz uma análise das práticas pedagógicas e da vida do pesquisador paraense para identificar pontos de convergência: “O que mais encanta no Bruno é a sua humildade. Uma vez ele disse que era um doutor em constante aprendizagem. Isso é importante para qualquer profissional. O Bruno é conhecido internacionalmente, mas ele lida com isso com uma simplicidade muito grande”.

Sobre ter se tornado alvo de investigações acadêmicas, Bruno Gomes diz sentir-se honrado: “é uma alegria, porque sei que tenho tanto a viver e a aprender ainda. Geralmente, coisas assim acontecem depois que morremos. Fico feliz em saber que colaborei de alguma forma ainda vivo”.

Sobre o futuro, Bruno Gomes adianta que está preparando seu novo livro destinado às crianças. Sem título provisório, o que se sabe é que a obra deverá ser lançada em 2022 e terá perfil didático e educativo: “Estou pesquisando ainda. Minha prima Lívia está me ajudando a pensar no enredo. Ela é incrível e tem ideias maravilhosas. Lívia é o melhor de mim”. A sua última obra para crianças foi indicada ao “Troféu Literatura”, na categoria “Melhor Livro Infantil em Língua Portuguesa”. Perguntado se tem a pretensão de repetir o feito, o jovem doutor afirma: “Não é isso que me move. O que me motiva é fazer um livro que possa transformar a vida de alguma criança”.

Como publicar é um dos seus pontos fortes, Bruno Gomes também assina a autoria de dois textos no último volume da Revista Querubim, no Rio de Janeiro. No primeiro texto, ele faz uma análise semiótica do videoclipe da música “Erva Venenosa”, de Rita Lee. Sobre este trabalho, Bruno Gomes enfatiza: “Adoro Rita Lee desde criança. Foi muito divertido escrever sobre uma pequena parte da sua obra”. Já no segundo artigo, faz uma análise sobre a letra do samba-enredo da Unidos de Vila Maria para o carnaval paulista de 2022: “A letra desse samba-enredo é a melhor que já vi. Eu sou Vila Maria”.

Bruno Gomes começou sua carreira no Pará, aos 15 anos. Mas foi no Tocantins, onde tornou-se doutor, que conseguiu se tornar um grande nome na educação da região Norte do Brasil. Hoje, é professor e pesquisador do Centro Universitário Anhanguera Pitágoras Ampli (UNIA), no Estado de São Paulo. (Delmiro Silva)