Correio de Carajás

PM prende bando fortemente armado que se passava por policiais federais

Quinteto que estaria se passando por agentes federais foi surpreendido pela ação da PM após tentar extorquir o prefeito

Quinteto que estaria se passando por agentes federais foi surpreendido pela ação da PM após tentar extorquir o prefeito

Cinco homens fortemente armados foram presos neste sábado, 2, com fardas e coletes de uso de forças policiais. O caso ocorreu em Cumaru do Norte, região sul do Estado. Os suspeitos estavam sendo monitorados pelo serviço de inteligência da Polícia Militar, que deslocou uma guarnição para interceptar o quinteto que circulava em um automóvel, tipo Gol, branco, placa de Belo Horizonte (MG), supostamente premeditando ações criminosas na região.

Segundo a Polícia Militar, os suspeitos estariam se passando por agentes policiais. Com eles foram encontradas vestimentas análogas às fardas de uso exclusivo do Exército Brasileiro e da Força Nacional de Segurança, e diversos aparatos de uso próprio de agentes policiais, como algemas, coletes balísticos, distintivos, além de munições e armas de grosso calibre, incluindo uma espingarda, um fuzil e uma metralhadora. Também foram apreendidos quatro celulares e cédulas de identificação.

Leia mais:

Conforme o cabo PM Valdinei informou à imprensa, os cinco homens teriam abordado o prefeito de Cumaru do Norte, Célio Cordeiro (MDB), se passando por agentes do Exército e alegando que realizariam uma operação numa área local de garimpo do município, porém eles não haviam informado à PM local sobre a suposta operação, conforme os protocolos.

Os criminosos teriam pedido dinheiro ao gestor municipal para impedir uma possível intervenção da polícia no maquinário da prefeitura. Com o quinteto, foram apreendidos coletes, fuzis, pistolas, algemas, distintivos e o fardamento e o veículo utilizados por eles nos delitos. Outros dois suspeitos de atuarem junto com o bando conseguiram fugir do cerco policial em um automóvel prata.

Os cinco indivíduos, que não tiveram os nomes revelados, foram detidos e apresentados na Delegacia de Polícia Civil local, juntamente com os itens apreendidos, para os procedimentos legais. Eles são suspeitos de crimes de falsidade ideológica, furto, roubo e extorsão. (Delmiro Silva)