Correio de Carajás

Adolescentes chegam cedo e enfrentam fila para vacina contra covid-19 em Marabá

Adolescentes lotam a entrada do Centro de Convenções para receberem a primeira dose da vacinação/Foto: Evangelista Rocha

Após sete meses da primeira dose de vacina ser aplicada no Brasil, os adolescentes a partir dos 12 anos começaram a receber a primeira dose do imunizante contra a covid-19 em Marabá nesta quarta-feira (1).

Debaixo de chuva, uma fila que dobrava o quarteirão se formava desde cedo nos arredores do Carajás Centro de Convenções. Jovens acompanhados dos pais ou responsáveis estavam ansiosos pelo momento.

A equipe do Correio de Carajás conversou com Tatiane de Sousa Silva, auxiliar de serviços gerais, que chegou por volta das 7h30 com a filha de 12 anos. “Estou muito satisfeita. Só tenho que agradecer e incentivar os outros pais a trazerem seus filhos porque a vacina é muito importante para a saúde e para a vida”.

Leia mais:

Ansiosa, Marina Almada, filha de Tatiane, contou que foi rapidinho para vacinar. “Esperamos pouco. Estava esperando muito por isso, não tem motivo para não vacinar”, falou a estudante do 7º ano do ensino fundamental.

Após receber a vacina, mãe e filha comemoram o momento/ Foto: Evangelista Rocha
Após receber a vacina, mãe e filha comemoram o momento/ Foto: Evangelista Rocha

Os jovens dessa faixa etária estão recebendo exclusivamente o imunizante da Pfizer, o único autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) até o momento para o público.

Outro adolescente ansioso pelo momento foi Henrique Cordeiro de Souza, 17 anos. O estudante que cursa o 1º ano do ensino médio faz tratamento médico há 3 anos por conta de um tumor na cabeça. “Por conta da minha prioridade foi um pouco mais rápido e não esperei tanto”, conta ele, afirmando que incentiva os amigos a tomarem a vacina. Henrique estava acompanhado do pai, Erdinan da Costa Araújo, que era só felicidade.

Aos 17 anos, Henrique estava ansioso pela vacina e foi acompanhado pelo pai/ Foto: Evangelista Rocha
Aos 17 anos, Henrique estava ansioso pela vacina e foi acompanhado pelo pai/ Foto: Evangelista Rocha

De acordo com a Prefeitura Municipal de Marabá, a movimentação neste primeiro dia de vacinação para o público adolescente foi maior que o esperado pela organização.

Mônica Boechart, diretora da Atenção Básica de Saúde, afirma que o município está com uma reserva de 30 mil doses de vacina. “Informamos à população que vamos vacinar essa semana e semana que vem. Não precisa achar que está acabando, porque não está”, conta feliz, dizendo que é muito bom ver a população engajada no processo de vacinação.

Mônica Boechart se fantasiou para receber os adolescentes e mostrar a felicidade desse momento/ Foto: Evangelista Rocha
Mônica Boechart se fantasiou para receber os adolescentes e mostrar a felicidade desse momento/ Foto: Evangelista Rocha

Para esta quarta-feira (1) a meta da Secretaria Municipal de Saúde é aplicar 7 mil doses nos adolescentes. “Assim que atingirmos a meta vamos encerrar e a vacinação continua amanhã (quinta-feira)”.

A equipe do Correio de Carajás conversou com Mônica Boechart por volta das 11h, quando, segundo ela, quase 4 mil doses já haviam sido aplicadas.

Além dos jovens, a vacinação também está acontecendo para a segunda dose dos profissionais da educação. Esse público está sendo atendido com uma fila e sala separadas.

É importante ressaltar que os adolescentes devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis, sendo necessário apresentar documento pessoal, cartão do SUS e comprovante de endereço. (Ana Mangas)