Correio de Carajás

Cão é amarrado a corrente e arrastado por moto; mulher vai para a delegacia

O cão foi resgatado pelas autoridades com as quatro patas bastante feridas

Um cão adulto, que estava sendo arrastado por uma motocicleta em Redenção, sul do Estado, foi resgatado pela Polícia Militar. O fato ocorreu na noite da última terça-feira, 15. A guarnição policial recebeu denúncia através de um vídeo com imagens do animal amarrado numa corrente sendo arrastado pelas ruas da cidade. A mulher que conduzia a moto relatou aos policiais que estaria “transportando” o cão, já que estaria mudando de endereço.

Os policiais constataram que o cachorro, um adulto de médio porte, foi arrastado pela corrente presa na motocicleta do Setor Buriti até o Setor Marechal Rondon, bairros anexos ao Centro. Em decorrência da ação atabalhoada, o animal estava com todas as patas lesionadas e precisou receber cuidados veterinários.

Diante dos fatos, a mulher foi conduzida à Delegacia de Polícia Civil de Redenção para a adoção dos procedimentos cabíveis, bem como, informado sobre a ocorrência do fato ao órgão competente à proteção dos animais.

Leia mais:

*Legislação

Conforme a Lei 1.095/2019, sancionada em 29 de setembro de 2020, quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais estará sujeito a reclusão de dois a cinco anos, além de multa e a proibição de guarda do animal. A legislação abrange animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, incluindo, cães e gatos, que acabam sendo os animais domésticos mais comuns e as principais vítimas desse tipo de crime.

Qualquer denúncia de maus-tratos contra animais pode ser feita pelo número “Disque-Denúncia” 181, que funciona 24h por dia. A ligação é gratuita e não precisa se identificar, ou pelo 190. (Delmiro Silva)