Correio de Carajás

Três municípios fecham praias do Rio Araguaia, no sul do Pará

Acesso à Praia das Gaivotas, em Conceição do Araguaia, está proibido

A chegada do veraneio tende a propiciar maior circulação de pessoas nas cidades da região sul do Estado, acarretando aglomerações, o que poderia acelerar a disseminação da covid-19. Visando prevenir a proliferação do vírus, os municípios de Conceição do Araguaia, Santa Maria das Barreiras e Xinguara, que têm os principais balneários do Rio Araguaia na região, interditaram suas praias e ilhas, além da proibição de acampamentos e passeios aquáticos por tempo indeterminado.

Conceição do Araguaia, na divisa com o Estado do Tocantins, foi o primeiro município na região a estabelecer a proibição do tráfego de veículos no Rio Araguaia, salvo profissionais da pesca, ribeirinhos ou quem estiver se deslocando a trabalho ou tratamento de saúde, conforme o Decreto nº 0171/2021, de 8 de março. Desde o início de junho foram instaladas barricadas e placas alertando sobre a interdição das praias e proibição de acampamentos nos rios Araguaia e Arraias. Quem desrespeitar estará sujeito a multa, que varia de R$ 150,00 a R$ 1.500,00, além de retenção da embarcação.

Em Santa Maria das Barreiras, conforme o Decreto nº 295/21, de 10 de junho, está proibida a circulação e instalação de acampamentos nas praias, igarapés, balneários, clubes e similares, bem como nas ilhas, nos lagos, nos balneários, rios, córregos e afluentes da bacia fluvial, além da proibição da travessia pela balsa no trajeto entre o município e o Estado do Tocantins e circulação de quaisquer veículos aquáticos, salvo pescadores profissionais, ribeirinhos ou quem tiver autorização prévia da Vigilância Sanitária.

Leia mais:
Temporada de veraneio foi suspensa em Santa Maria das Barreiras, onde há várias praias
Temporada de veraneio foi suspensa em Santa Maria das Barreiras, onde há várias praias

A Prefeitura de Xinguara emitiu, na última segunda-feira, 14, o Decreto nº 461/2021, que suspende o veraneio na Praia do Pontão e faz proibição de acampamentos nas ilhas, igarapés, balneários, praias públicas, áreas formadas pelos bancos de areia e às margens do Rio Araguaia. O texto também veta a circulação de pessoas nas praias, práticas de esportes coletivos, eventos ou manifestações; instalação de bares, restaurantes e afins em balneários do município.

Além da interdição das praias, ilhas, proibição de acampamentos e circulação de embarcações no Rio Araguaia, assim como aconteceu em 2020, foram instaladas barreiras sanitárias nas rodovias que dão acesso aos municípios da região. Floresta do Araguaia e Santana do Araguaia, que têm praias mais afastadas da área urbana, também planejam proibir acampamentos e a circulação nas praias e ilhas. Conforme as autoridades, o objetivo é conter as aglomerações nos municípios, que durante o período de veraneio – de junho a setembro – recebem visitantes de diversas regiões do Brasil e do exterior, atraídos pelas belezas naturais do Rio Araguaia. (Delmiro Silva)