Uma das cidades mais novas do Estado comemora mais um aniversário. Marabá celebra, neste dia 5 de abril, seus 109 anos de história com o tradicional bolo no Bairro Francisco Coelho – popularmente chamado de Cabelo Seco – na Marabá Pioneira. O prefeito, Tião Miranda, cantou parabéns ao lado do governador do Pará, Helder Barbalho, do presidente da Câmara Municipal de Marabá, Pedro Correa, de seus secretários e vereadores.
Após dois anos sem festa, por conta da pandemia da covid-19, a cidade volta a comemorar com tudo que tem direito. Dois bolos gigantes foram distribuídos para a população presente. Além disso, a celebração contou com a inauguração do NEI Dr. Deodoro de Mendonça, no Bairro Francisco Coelho, e de anúncio de investimentos, como o apoio do Estado para executar 20 quilômetros de asfalto na cidade.
O local escolhido para a cerimônia foi o Mirante do Cabelo Seco, que ainda não está totalmente pronto, mas, segundo o prefeito, é um dos lugares mais bonitos de Marabá. “Foi aqui que tudo começou. É muito gratificante voltar a comemorar o aniversário da cidade. A alegria está voltando. É importante essa comemoração, e esse ano vai ter nossa festa junina, que é a maior festa que Marabá tem. Passamos maus momentos, com medo da pandemia, mas a alegria voltou”, disse Tião.
Leia mais:O gestor adiantou que o Mirante ainda vai receber o piso, um parque para as crianças e academia. Além disso, o espaço vai ter ligação com a Avenida Barão do Rio Branco. “E eu ainda tenho um sonho de fazer um mirante, com um elevador, pra criar um ponto turístico aqui”, disse, ressaltando que a cidade tem avançado cada vez mais.
Comemorando mais um aniversário de Marabá, Helder Barbalho falou da alegria em estar participando da celebração. “Marabá é uma cidade acolhedora, plural, cidade forjada por tanta gente desse Brasil que escolheu o encontro do Tocantins e Itacaiunas para escrever as suas histórias. Essa obra que está sendo feita está ficando linda. Fico muito orgulhoso de poder ter estado com o Tião nessa construção. E se o Tião não tiver condições de fazer o mirante, o governo do Estado vai ajudar”, disse o governador.
Em sua visita, Helder também vai entregar o Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Pará (Graesp) para a região do sul e sudeste do Estado. “Agora não vai mais precisar esperar vir aeronave de Belém, demorando duas horas pra chegar aqui para fazer uma operação. Agora a aeronave vai ficar aqui em Marabá”, adiantando que ainda esse mês será entregue o Complexo de Segurança Pública, no Núcleo São Félix.
Luciano Lopes Dias, vice-prefeito, agradeceu o prefeito e o governador pela construção da orla do Bairro Francisco Coelho e Amapá. “Essa foi uma iniciativa do Tião, dar continuidade na orla da cidade e trazer embelezamento no encontro dos rios. Tanto aqui, como no Bairro Amapá. Tião teve a ideia, Helder investiu e, comemorar com eles, é um motivo de muita alegria”.
Ao som da Banda Waldemar Henrique, da Fundação Casa da Cultura de Marabá, que entoou os parabéns, o bolo foi cortado para os convidados.
Em seguida, a comitiva seguiu para a inauguração do novo prédio do NEI Dr. Deodoro de Mendonça.
(Ana Mangas)