Correio de Carajás

Transporte público de Marabá continua gerando muita reclamação

Prefeitura libera vagas de taxi-lotação da cidade para as vilas Santa Fé, Brejo do Meio, São José e os núcleos Cidade Nova

Usuário reclamam da longa espera por um transporte público/ Fotos: Evangelista Rocha

Há muito tempo, a novela entre o marabaense e o transporte público vem rolando bem “em baixo das nossas vistas”. O descaso da Prefeitura Municipal de Marabá (e da empresa Integração) com os usuários dos ônibus coletivos parece aumentar a cada dia no município.

A falta de ônibus rodando na cidade parece ser um mero detalhe, já que no último dia 20 de julho, o valor da tarifa subiu de R$3,60 para R$ 4,00.

De acordo com o decreto que autorizou o aumento, a justificativa foi que a revisão do valor foi indispensável para recompor os valores de manutenção e, principalmente, despesas com óleo diesel, óleo lubrificante, pneus, peças, insumos e licenciamento do veículo. Parece que só esqueceram de acrescentar o aumento da frota.

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Dezenas de leitores, telespectadores e ouvintes dos veículos de comunicação que integram o Grupo Correio lamentam diariamente sobre o desdém do transporte público em Marabá.

O Terminal de Integração de Marabá – que está em andamento há (longos) três anos – tem um custo estimado de mais de R$ 4 milhões, sem prazo para ser concluído.

Enquanto isso, usuários sofrem com a precariedade do serviço em Marabá.

Ouvintes da RÁDIO CORREIO reclamam

Na manhã desta quarta-feira, 10, Márcio Lira, locutor da RÁDIO CORREIO FM 92,1 questionou os ouvintes sobre o descaso do transporte público na cidade. E a produção da rádio recebeu dezenas de reclamações dos usuários, que clamam por uma melhoria no serviço.

“Tem ônibus que pega quarenta passageiros e parece que está colocando trezentos. Uma lata de sardinha perde é feio pra eles. Será se as autoridades não estão vendo isso? Fiscalizam tanta besteira. O transporte público em Marabá faz o que quer. Esses ônibus que eles dizem novos, não acredito que ônibus novo é assim. Isso é só ônibus reformado. Tinha ônibus que era pra ser provisório e já está há uns dois anos rodando. De vez em quando tem ônibus quebrado na cidade”. – clamou Getúlio.

“A questão do ônibus, principalmente de quem mora no Núcleo São Félix, está triste. Cada dia que passa está mais triste ainda. Quem ainda salva a gente são os táxis-lotação pra não perder o emprego. E sobre os ônibus novos, sumiu tudo. Eles poderiam colocar pelo menos os ônibus velhos, porque queremos é o transporte. A gente fica na parada de ônibus por três horas esperando um veículo e, quando vem, aparece lotado”. – diz Edineide, colocando a boca no trombone.

Enquanto isso, as paradas de ônibus ficam lotadas

“Sempre foi uma vergonha o transporte público em Marabá. Todo dia a minha filha, que trabalha como menor aprendiz, sai as 16 horas do trabalho e só chega em casa 19h30. Isso porque ainda vou buscar ela na Cidade Nova. Ônibus não roda aqui no Bairro Liberdade. É uma vergonha”, disse outra ouvinte.

“Meu filho trabalha no Cidade Jardim e mora em Morada Nova. Tem dias que ele chega quase 22 horas. Essa situação é muito triste”, disse outra ouvinte da Correio FM.

Prefeitura amplia rotas de táxi-lotação

Enquanto a Prefeitura de Marabá finge não ver os problemas ocasionados pela falta de ônibus na cidade, foi divulgada na manhã desta quarta-feira, 10, no Diário Oficial dos Municípios, a permissão do serviço diferenciado de taxi-lotação no percurso entre a Vila Santa Fé, Vila Brejo do Meio, Vila São José e os núcleos Cidade Nova (e vice-versa).

A prefeitura vai liberar 22 veículos para atuar nesse trajeto. A documentação para quem deseja trabalhar deve ser preenchida pelos candidatos e depois encaminhadas ao Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU).

De acordo com o Decreto nº 333, de 4 de agosto de 2022, as tarifas referentes aos itinerários serão estabelecidas pelo DMTU, assim como os pontos de embarque e desembarque de passageiros. (Da Redação)