Correio de Carajás

Nasce criança que passou pela primeira cirurgia intrauterina do DF

Ágatha passou por procedimento cirúrgico ainda no útero da mãe. Procedimento inédito no DF ocorreu no Hospital Materno Infantil de Brasília

Samara Christtiny/Divulgação

A primeira criança que passou por uma cirurgia intrauterina inédita na história do Distrito Federal nasceu, nessa quarta-feira (6/12). Com 1,1 kg, Ágatha está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib), mas veio ao mundo forte e saudável.

Em 27 de outubro, a criança foi submetida a um procedimento cirúrgico para corrigir um problema na coluna, enquanto ainda estava no útero da mãe, Raiane da Rocha, 36 anos. A técnica era inédita no DF, e a operação ocorreu no próprio Hmib.

Ágatha tinha risco de nascer com a coluna exposta, devido a uma malformação conhecida como “espinha bífida”, que poderia causa limitações motoras e problemas neurológicos na criança. O sucesso da cirurgia animou a família e a equipe de saúde, e o resultado final se revelou bem mais promissor do que se não tivesse ocorrido o procedimento.

Leia mais:

Raiane celebrou a chegada da filha e comentou sobre a ansiedade em tê-la por perto. “É uma alegria. Eu a vi [na UTI], e ela está ótima. É difícil não estar com ela agora, mas é só esperar”, comentou.