Correio de Carajás

Marabá é primeira cidade a receber o TRE-PA para reunião com partidos

Uma reunião com os partidos eleitorais de Marabá aconteceu na manhã desta sexta-feira (22), no Auditório da Câmara Municipal. O encontro, organizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará, visou discutir as diretrizes para as Eleições Municipais de 2024, reunindo representantes dos partidos políticos, Diretórios Municipais e a Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Marabá.

A reportagem deste CORREIO esteve no evento e conversou com Nathalie Castro, diretora-geral do TRE do Pará, que expressou a importância da reunião para apresentar as inovações trazidas pelas recentes resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE): “O objetivo era fornecer orientações sobre o registro de candidaturas, prestação de contas e propaganda eleitoral, a fim de garantir que os candidatos e partidos cumpram as regras estabelecidas, reduzindo assim possíveis processos judiciais durante o período eleitoral”.

A diretora-geral do TRE – Pará, Nathalie Castro, diz que Marabá foi a primeira cidade a receber a importante reunião com os partidos políticos

Segundo ela, Marabá foi a primeira escolhida para a série de eventos como este, que acontecerão em todo o estado. As próximas serão Parauapebas, Paragominas, Santarém, Altamira, Castanhal e Belém.

Leia mais:

Uma das principais inovações discutidas foi a utilização da inteligência artificial (IA) na propaganda eleitoral, regulamentada por novas resoluções do TSE. Entre as regras estabelecidas estão a proibição de deepfakes, a obrigação de aviso sobre o uso de IA na propaganda e a restrição do uso de robôs para simular diálogos com eleitores.

“Durante a reunião, os participantes debateram diversos temas, incluindo o registro de candidaturas, o sistema de filiação partidária e questões relacionadas a ilícitos eleitorais, com destaque para a cota de gênero” pontuou. Além disso, Nathalie acrescentou que foram abordadas as principais mudanças trazidas pelas resoluções do TSE que orientarão o processo eleitoral.

O magistrado Caio Marco Berardo, titular da 100ª Zona Eleitoral, que também compôs a mesa representando a OAB, levantou a importância da sessão plenária do TRE realizada em Marabá, presidida na noite desta quinta-feira (21), na Faculdade Carajás, afirmando que o evento foi uma inovação e um marco para a região: “Foi possível vê-los atuar ao vivo, isso foi ótimo para os acadêmicos de direito”, conta.

O magistrado Caio Marco Berardo expressou sua felicidade frente a descentralização das ações do TRE no Pará, ao começar por Marabá

Ele enfatiza que essa iniciativa demonstrou a transparência e lisura da justiça eleitoral, além de aproximar as atividades do TRE do interior, evidenciando um compromisso com a descentralização das ações.

Vale ressaltar que as reuniões pretendem disseminar informações essenciais para o processo eleitoral e fortalecer o compromisso com a transparência e a legalidade nas Eleições Municipais de 2024. (Thays Araújo)