Correio de Carajás

ENEM 2018: De Marabá, 3 escolas aparecem entre as 6 melhores do Pará

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, no último dia 13 de junho, os microdados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Eles englobam as provas, os gabaritos, informações sobre as questões, as notas e o questionário respondido pelos participantes inscritos.  Pesquisadores, gestores públicos e jornalistas interessados em fazer uma análise mais aprofundada dos dados podem consultá-los no portal do Inep.

O acesso aos microdados, que estão disponibilizados no formato “.csv”, exige programas estatísticos específicos. Para facilitar a compreensão das informações, o Inep disponibiliza um dicionário de variáveis. O arquivo “Microdados_Enem_2018” reúne os questionários respondidos pelos participantes. Na pasta “Itens_Prova_2018”, está disponível uma base com informações sobre os exames. Há informações sobre a posição do item no caderno de questões, habilidade, cor da prova, área de conhecimento e gabarito.

A divulgação dos microdados cumpre diretrizes da política de dados abertos e atende à demanda por informações específicas sobre o Exame Nacional do Ensino Médio. O objetivo do Inep é disseminar as informações educacionais que produz.

Leia mais:

Em ranking elaborado e divulgado por alguns sistemas de ensino privado do país, tendo como base os microdados divulgados pelo Inep, três escolas de Marabá tiveram destaque no exame, figurando entre as 6 melhores no ranking do estado. São elas: Grupo Futuro Educacional, Colégio Alvorada e A Mais Ensino, nesta ordem.

Destaque para o Grupo Futuro Educacional que pelo quarto ano consecutivo obteve o 2º melhor resultado do Pará, ficando à frente de grandes e tradicionais escolas de Belém.

Segundo os executivos da escola, o Futuro mostra, ainda, dados mais complexos, como aprovação de 100% dos seus estudantes de terceiro ano do ensino médio em universidades públicas estaduais e federais do Brasil. “É com muito orgulho que recebemos mais esta boa notícia. Afinal de contas, somos uma escola do interior, bem menor em quantidade de alunos e mensalidade do que as gigantes da capital. Mas quando o assunto é a qualidade do ensino, nos dedicamos de corpo e alma e trabalhamos para entregar uma educação de excelência”, destaca Raimundo Júnior, diretor geral do grupo. (Da Redação)