Correio de Carajás

CCZ de Marabá abre inscrições para castrações gratuitas em abril

O Centro de Controle de Zoonoses de Marabá (CCZ) se prepara para realizar mais uma importante ação voltada para o controle populacional de cães e gatos na cidade no mês de abril. Para evitar crias indesejadas e contribuir para a saúde e bem-estar dos animais, serão disponibilizadas vagas para castração tanto de fêmeas quanto de machos.

Em uma entrevista exclusiva concedida ao nosso portal, o coordenador do CCZ, Flávio Ferreira da Silva, destaca a importância dessas iniciativas para a comunidade: “Estamos oferecendo 22 vagas para castração de cadelas e 34 para felinas no dia 27, e no dia 28 serão disponibilizadas 70 vagas para machos e fêmeas, totalizando 27 para cães e 43 para gatos”.

Ele ressalta que o agendamento para as castrações é uma prática recorrente no Centro e ocorre mensalmente. Ele incentivou os proprietários de cães e gatos a participarem, especialmente aqueles que não desejam que seus animais tenham crias indesejadas.

Leia mais:

 “Essa é uma oportunidade não só para evitar a superpopulação de animais nas ruas, mas também para prevenir doenças como piometra e tumores de mama em fêmeas, e tumores de próstata em machos”, acrescenta Flávio.

Além dos benefícios para a saúde dos animais, Flávio levanta que a castração também ajuda a reduzir o abandono de animais. Muitos proprietários, muitas vezes por falta de recursos financeiros ou informação, acabam abandonando seus animais ou permitindo que eles cruzem sem controle, contribuindo para o aumento da população de animais de rua.

“É importante desmistificar alguns receios que as pessoas têm em relação à castração. Embora existam vantagens e desvantagens, os benefícios para a saúde e bem-estar dos animais superam as preocupações”, enfatiza.

A campanha de castração realizada pelo CCZ é uma importante iniciativa que visa não apenas o controle populacional de animais, mas também o cuidado com sua saúde e o combate ao abandono.

COMO FAZER?

Os interessados em agendar a castração de seus animais devem enviar uma mensagem para o Centro de Controle de Zoonoses (94 3324-4411) com a espécie, sexo e idade do animal. Mensagens anteriores às 8h não serão consideradas, e o agendamento não é feito por ligação no WhatsApp. Além disso, não é possível transferir a vaga de castração.

Para cães, machos ou fêmeas, é obrigatório apresentar um hemograma até 5 dias antes do procedimento. A castração é destinada a animais com idade entre oito meses até, no máximo, cinco anos. Além das vagas por agendamento, o CCZ castra animais doados pelo Centro e outros de grupos de proteção. No entanto, o Centro não castra cães da raça shih tzu. (Thays Araujo)