Correio de Carajás

Caminhoneiros são atendidos em ação do SEST SENAT

Desde domingo (7), o SEST SENAT realiza, na Semana Mundial da Saúde, grande ação de atendimento gratuito aos caminhoneiros do país, inclusive com ações em Marabá. De acordo com a diretora da unidade na cidade, Jéssica Abreu, a ação exclusiva para os caminhoneiros tenta levar qualidade de vida para esses profissionais.

“Eles precisam tanto porque a gente sabe que a jornada deles é pesada, muitos ficam muito tempo longe da família e as estradas, muitas, não têm infraestrutura legal”, afirma, acrescentando que nesta quarta (10) e quinta (11), das 15 às 19 horas, as ações serão desenvolvidas no Hiperposto.

Dentre as ações, estão atendimentos de saúde bucal, aferição de pressão arterial e aulas de alongamento, com foco na prevenção de doenças da coluna e orientação sobre a boa postura corporal. “São, por exemplo, orientações fisioterapêuticas para alinhamento da coluna deles, orientações dos cursos que eles podem fazer, informações sobre serviços que estão disponíveis na unidade e como eles viajam muito não têm muito tempo pra encostar, entre outros”, explica Jéssica.

Leia mais:

Na próxima sexta-feira o atendimento será realizado no Posto São Bento, das 8 ao meio-dia. “Queremos convidar quem estiver de passagem por Marabá, inclusive, para nos procurar, estamos distribuindo quites e lanche. Queremos reforçar todo esse nosso apoio a estes profissionais”.

O caminhoneiro Valdinei Dias Pereira está há oito dias em Marabá, aguardando um frete para retornar para Sorocaba, São Paulo, onde mora. Ele não perdeu tempo e participou da ação na manhã de hoje, terça-feira (9), realizada no Hiperposto. “Estou achando ótima essa ação, é muito boa. Aproveitei tudo, a massagem, o brinde, vou aproveitar o lanche e está ótimo, excelente”, afirmou.

Para ele, ações desta natureza poderiam ser realizadas mais vezes tendo a classe como alvo. “Tinha que ter mais vezes nos lugares onde aguardamos bastante pra pegar frete, de vez em quando é bom”, conclui. (Luciana Marschall – com informações de Elson Gomes)