Correio de Carajás

Beber água em jejum traz benefícios para a nossa saúde? Confira

Que a água é vital para o funcionamento do nosso corpo todo mundo sabe. Cerca de 70% do nosso corpo é feito de água, que atua na circulação, fornece nutrientes, regula a temperatura, além de lubrificar os olhos e articulações.

⏰Mas existe um horário “melhor” para beber água?

Tem quem diga que, após abrir os olhos, devemos ingerir um copinho de água para “acordar o corpo e acelerar o metabolismo”. No entanto, não existe nenhuma grande evidência que afirme que exista alguma diferença se tomamos água em jejum ou ao longo do dia.

Leia mais:

“Beber água em jejum pode ser um componente de um estilo de vida saudável, mas não é uma solução milagrosa para aumentar o metabolismo e a energia. Outros fatores, como a dieta, o nível de atividade física e o sono, também desempenham um papel importante na regulação do metabolismo e energia”, diz Maria Clara Martins, médica endocrinologista, metabologista e nutróloga.

 

O que sabemos é que a adoção do hábito de beber água logo que acordamos promove a reposição de líquido que foi perdido durante a noite.

“Mesmo enquanto estamos dormindo, nosso organismo não para e acaba consumindo e eliminando líquido pela transpiração, respiração e outras funções biológicas“, pontua Monica Beyruti, nutricionista e membro do Departamento de Nutrição da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso).

Água o dia inteiro

 

Beber água traz benefícios para o nosso corpo em qualquer horário. Uma boa hidratação, além de matar a sede, permite que todas as nossas funções biológicas sejam realizadas com eficiência.

“A água é essencial para todos os tecidos corporais e é meio de todas as reações químicas metabólicas do corpo”, explica Lara Natacci, nutricionista pós-doutora em nutrição pela Universidade de São Paulo (USP) e diretora clínica da Dietnet.

 

“Ela dá forma às células e é fundamental para o funcionamento da digestão, do sistema circulatório e para o transporte de nutrientes e substâncias do corpo, além de ter interferência direta no equilíbrio da temperatura corporal“, completa a nutricionista.

Em média, um adulto precisa beber 2 litros de água por dia. Mas não tem uma fórmula única para todo mundo: a quantidade pode variar conforme o peso ou se a pessoa faz algum esporte, por exemplo.

“De modo geral, o que se recomenda é ingerir cerca de 35ml por kg/peso corporal, desde que você não tenha nenhum problema de saúde que exija cuidados específicos, como controle hídrico, por exemplo. Esse volume deve ser distribuído ao longo do dia, e não ser consumido de uma só vez, para que o organismo se mantenha sempre hidratado“, orienta Monica Beyruti.

Veja oito motivos para você beber um copo de água depois de ler essa reportagem:

  1. Cérebro atento: quando estamos hidratados, a células cerebrais recebem sangue oxigenado e o cérebro permanece alerta.
  2. Eliminação de resíduos: essencial para a excreção de resíduos metabólicos e toxinas do corpo, através da urina, fezes ou suor.
  3. Trato digestivo: água é necessária para dissolver nutrientes para que possam ser absorvidos pela corrente sanguínea e entregue às células. Hidratação insuficiente retarda o processo digestivo e má hidratação crônica pode levar à prisão de ventre.
  4. Rins funcionando: o consumo adequado de água é bom para os rins, ajudando-os a eliminar resíduos e nutrientes desnecessários através da urina.
  5. Lubrificação corporal: ajuda a lubrificar as articulações e é um elemento essencial dos fluidos corporais.
  6. Regulaçao da temperatura corporal: a transpiração é o principal mecanismo que o corpo utiliza para disspar o calor e manter a temperatura interna estável.
  7. Manutenção da pressão sanguínea: ajuda a manter o volume sanguíneo, o que influencia diretamente a pressão arterial.
  8. Transporte de nutrientes: a água permite a circulação sanguínea, que transporta nutrientes para as células.

 

“A hidratação adequada também é crucial para a saúde da pele, pois ajuda a manter sua elasticidade, suavidade e aparência saudável. Beber água suficiente ao longo do dia pode até mesmo ajudar no controle do peso, pois pode diminuir a sensação de fome e ajudar na digestão”, ressalta Maria Clara Martins.

Por que é bom beber água — Foto: Wagner Magalhães/Arte g1
Por que é bom beber água — Foto: Wagner Magalhães/Arte g1

(Fonte:G1/Mariana Garcia)