Correio de Carajás

Águia vai pegar o Paysandu na semifinal do Parazão

O sonho de ser bicampeão paraense está a quatro jogos para o Águia de Marabá. Depois de vencer o Caeté por duas vezes pelo mesmo placar de 2 a 0 – o mais recente foi neste domingo, 17 – o Azulão marabaense está na semifinal do Campeonato Paraense.

Ainda sem datas para os jogos ocorrerem, que serão realizados no sistema de ida e volta, os confrontos serão os seguintes: Remo x Tuna e Paysandu x Águia. O Remo eliminou o Santa Rosa, a Tuna eliminou o São Francisco, o Paysandu passou por cima do Bragantino e o Águia superou o Caeté. Leão e Papão, donos das melhores campanhas, farão o jogo de volta das semi como mandantes. As equipes eliminadas irão disputar a Copa Grão-Pará, que dará uma vaga na Copa do Brasil 2025.

Vagas na Série D

Leia mais:

Além disso, caso o campeão e o vice do Parazão de 2024 já disputem divisões superiores, as duas vagas do Pará na Série D 2025 também serão destinadas ao novo torneio estadual. Esta regra não constava no atual regulamento do estadual, mas a Federação divulgou uma errata na última sexta-feira (15), confirmando a alteração sob a alegação de que isso havia sido acordado entre os clubes no conselho técnico, antes do Parazão começar. A Copa Grão-Pará ainda contará com as duas equipes eliminadas na semifinal.

Assim, caso Águia ou Tuna não consigam ir à final, terão de jogar com o outro torneio para conseguir garantir uma vaga na Série D de 2025. Será uma temporada mais desgastante ainda para o Azulão marabaense.

Quando serão os jogos da semifinal? Na tabela atual do Parazão não constam datas-base para os jogos da semifinal. Como Remo e Paysandu têm compromissos pela Copa Verde nesta semana, a tendência é que os jogos de ida da semifinal do estadual sejam disputados no meio da próxima semana (26, 27 ou 28 de março) e no final de semana seguinte (30 e 31 de março). A confirmação das datas deve ser feita pela Federação nesta segunda ou terça-feira.

Novidade no calendário da Federação Paraense de Futebol (FPF),, a Copa Grão Pará 2024 será realizada com os eliminados das quartas de final do Campeonato Paraense 2024, com o campeão disputando a Supercopa Grão Pará de 2025.

O diretor do departamento de competições da Federação Paraense de Futebol (FPF), Del Filho deu detalhes sobre a competição e sua fórmula de disputa até se conhecer o campeão.

“Os confrontos da Copa Grão Pará serão com as equipes eliminadas das quartas de final do Parazão 2024. Essa fase será feita de acordo com a classificação geral, onde quem tiver a melhor pontuação dentre os eliminados vai jogar contra a equipe que tiver a pior pontuação, ou seja, 1 X 4 e 2 X 3”, detalha.

Del Filho informou ainda que a pontuação irá determinar o mando de campo da competição.

“Quem obtiver a melhor pontuação, no caso o 1º e o 2º vão poder jogar como mandante. Os jogos serão com partidas únicas”, completa.

A competição servirá de teste para a edição de 2025 dar ao campeão uma vaga na Copa do Brasil de 2026, ao lado do campeão e vice do Parazão 2025.