No dia 15 de outubro de 2021 foi criada a Comissão Temporária de Trabalho para apurar eventuais irregularidades na realização de plantões e sobreavisos junto ao Hospital Municipal de Marabá (HMM), Hospital Materno Infantil de Marabá (HMI) e demais unidades no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde.
Contudo, a Prefeitura Municipal de Marabá considerou a necessidade de prorrogar o prazo, por mais 90 dias, por conta da complexidade das análises realizadas na apuração.
A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 22, no Diário Oficial dos Municípios.
Vale ressaltar que as reclamações sobre a falta de médicos nos hospitais públicos de Marabá são recorrentes. Usuários do HMM e HMI denunciaram diversas vezes supostos descasos, corredores lotados e falta de atendimento de médicos, que não cumpriam os plantões.
A promotora de Justiça Mayanna Queiroz chegou a recomendar que a prefeitura informe ao Ministério Público do Pará toda e qualquer situação de abandono de plantão pelos médicos do HMI.
Além disso, ela pediu que fossem adotadas providências administrativas, como desconto em folha de pagamento dos plantões abandonados, conforme artigo 9º do Código de Ética Médica. (Da Redação)