Itacaiúnas sobe rapidamente e moradores são removidos da Avenida Tocantins

Redação Por: Redação

Cidades Diversas

7361 Visualizações

Publicado em 12/04/2018 17:42h

O Corpo de Bombeiros e o Exército Brasileiro trabalham neste momento, no Bairro Carajás 2, ao final da Avenida Tocantins, no Núcleo Cidade Nova, auxiliando moradores a retirar pertences das casas que estão sendo alcançadas pelas águas do Rio Itacaiúnas. O nível subiu rapidamente com as últimas chuvas que caíram em Marabá. Em fevereiro, parte dos moradores já havia sido retirada do local. Com a baixa das águas, as pessoas retornaram para as residências, mas agora estão tendo que sair novamente, acompanhada de mais desabrigados.

Um dos moradores que havia retornado e nesta semana deixou de novo o local é o mecânico José Pereira da Silva, que se mudou para o bairro há três anos com mais quatro pessoas da família. “Se eu soubesse que aqui viria água desse jeito eu não teria construído casa aqui”, disse ele, que anteriormente vivia no Bairro Liberdade. “Não sabia que tinha possibilidade de encher, gastei minhas economias todas e fiz casinha pra mim e para minha família, mas infelizmente agora é esperar a água baixar”, afirmou.

O Exército Brasileiro auxiliou ele com a mudança e agora a família está abrigada na casa da sogra de José Pereira. A equipe do Portal Correio de Carajás percorreu de barco as ruas do bairro, confirmando que já há casas submersas. Procurada pelo Correio de Carajás, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Marabá encaminhou nota informando que as equipes de Defesa Civil estão construindo novos abrigos para as famílias que estão sendo transferidas das suas residências.

“Equipes e caminhões do Exército, Bombeiros e alugados pela prefeitura - totalizam 20 - e mais de 100 pessoas envolvidas diretamente nas ações estão auxiliando nas remoções. Todos os desabrigados estão recebendo quites de higiene pessoal, cestas básicas, colchões, água mineral e gás de cozinha, além de ter acompanhamento médico em todos os abrigos e de prevenção de doenças”, informou o comunicado. (Luciana Marschall e Nathália Viegas)

Imagens: Nathália Viegas

Fotos: Evangelista Rocha

Itacaiúnas sobe rapidamente e moradores são removidos da Avenida Tocantins[1] Itacaiúnas sobe rapidamente e moradores são removidos da Avenida Tocantins[2]

Comentários

Deixa seu comentário abaixo sobre esta notícia: