Festival Dançarte celebra 10 anos e promove espetáculos gratuitos no aniversário de Marabá

Considerado o maior evento de artes cênicas do norte do país, pela primeira vez o festival chega ao interior do Pará. A estreia em Marabá celebra os 105 anos da cidade.

Redação Por: Redação

Cultura Destaques

1560 Visualizações

Publicado em 29/03/2018 09:34h

Festival Dançarte celebra 10 anos e promove espetáculos gratuitos no aniversário de Marabá

Fotos: divulgação

Há dez anos fomentando a diversidade da indústria criativa do Pará, o festival Dançarte circula pela primeira vez pelo interior do estado. Considerado pela Funarte o maior evento de artes cênicas do norte do país, o evento estreia em Marabá com palestras, workshops e aulas livres de teatro, dança, shows gratuitos e programação infantil a partir do próximo domingo (1º).

Um dos polos mais importantes do Pará, Marabá celebra 105 anos em abril com uma semana inteira de espetáculos e atividades culturais em locais históricos da cidade. “Sempre foi um sonho descentralizar o evento da capital e levá-lo para outras regiões do Pará, oferecendo à população acesso à cultura de forma democrática. Nada mais entusiasmante que começar por Marabá, no momento do aniversário do município. É um presente para nós e para a cidade”, diz Will Júnior, criador e produtor executivo do evento.

Com oficinas e programações em horários diversos, o evento também desenvolverá ações junto a escolas públicas do Pará. “Acreditamos nas ações que transformam. Por isso pensamos em atividades com a participação de jovens da rede pública, para que eles possam desenvolver seus dons artísticos e culturais e também possam profissionalizar-se dentro das artes”, destaca Will. 

O projeto, patrocinado pela Vale via Lei Rouanet, já alcançou um público de mais de 10 mil pessoas ao longo de seus anos de atuação. “Ao patrocinar iniciativas como o Dançarte, a Vale possibilita a conexão de pessoas, culturas, ideias e locais. Esse projeto contribui para o desenvolvimento de trabalhos criativos com os talentos locais e para a valorização da cultura das regiões”, destaca Christiana Saldanha, gerente de Patrocínios da Vale. 

Programação

Na edição de 2018, a programação inicia no domingo (1º), na Praça São Félix, às 19h, com a apresentação do Boi Bumbá Estrela Dalva, o mais tradicional da região, com quase 60 anos de trajetória.

Na segunda-feira (2), haverá a palestra “Leis de Incentivo à Cultura”. O encontro será ministrado pelo realizador do Dançarte, Will Júnior. “Uma das maiores preocupações do Dançarte é fomentar discussões que fortaleçam as políticas públicas para a cultura e as redes de articulação e circulação local e nacional”, destaca.

Haverá ainda oficina de Interpretação Teatral, ministrada pelo ator Eduardo Viana, profissional com quase 20 anos de experiência no teatro infantil e na arte-educação para crianças e adolescentes. A programação segue até sexta-feira (6) no Cine Marrocos, às 14h, e culmina na apresentação de um espetáculo ao ar livre. “O ser humano precisa ter acesso ao conhecimento, ter acesso a discutir seus talentos, isso é muito válido. Você trabalha potenciais múltiplos. É dessa forma que você combate a desigualdade”, avalia.

Aberta a todas as idades, a aula de ritmos, com o professor Guto Vilhena, será realizada de segunda (2) à sexta-feira (6), sempre às 17h, na Praça São Félix. Na terça-feira (3), inicia o workshop de Elaboração e Captação de Incentivos para Projetos Culturais, com Will Júnior, na Biblioteca Municipal Orlando Lima Lobo, às 10h.

De quarta (4) à sexta-feira (6), sempre às 16h, a criançada se diverte com o Grupo de Contadores de Histórias do Pará, no Cine Marrocos.

Na quinta (5), o projeto integra a grande festa de aniversário da cidade, com o show de Naiara Azevedo, cantora sertaneja de sucesso nacional, que se apresenta às 20h, na Praça São Félix.

No sábado (7), os alunos da oficina de teatro apresentam espetáculo na Praça São Félix, às 21h, na cerimônia de encerramento da programação, que contará ainda com shows de Jeferson e Gabriel, e Júlio César e Banda.

Dançarte

Este ano, a edição histórica do projeto terá 50 dias de programação. Além de Marabá, o evento passa por Parauapebas, Curionópolis, Canaã dos Carajás e Belém.

O evento contará com uma mostra principal de espetáculos com linguagens artísticas variadas e uma programação paralela com bate-papos, palestras, leituras dramáticas, oficinas, performances, exposições e shows. O festival incluirá na programação intervenções urbanas, exibição de vídeos, lançamentos de livros, além de ações complementares voltadas para o desenvolvimento das artes cênicas, artes visuais, música, cinema e literatura. 

“Nossa proposta é promover um expressivo intercâmbio artístico, no qual o público poderá conhecer novos talentos paraenses e apreciar shows e espetáculos de alto nível inteiramente grátis. E quando descentralizamos da capital, levando o projeto para o interior do estado, oferecemos à população acesso à cultura de forma democrática”, afirma Will Júnior.

O projeto tem a realização do Ministério da Cultura – MinC e Associação Cultural do Pará, o patrocínio da Vale através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet e o apoio do Ministério das Relações Exteriores – MRE, Fundação Nacional de Artes – Funarte e WJ Entretenimento.  

Serviço:

Marabá – 01 a 07/04 

Parauapebas– 08 a 14/04

Curionópolis – 15 a 21/04

Canaã dos Carajás – 22 a 28/04

Belém– 01 a 13/05

Programação gratuita.

Informações: [email protected]

 

(Divulgação)

 

 

Festival Dançarte celebra 10 anos e promove espetáculos gratuitos no aniversário de Marabá[1] Festival Dançarte celebra 10 anos e promove espetáculos gratuitos no aniversário de Marabá[2] Festival Dançarte celebra 10 anos e promove espetáculos gratuitos no aniversário de Marabá[3] Festival Dançarte celebra 10 anos e promove espetáculos gratuitos no aniversário de Marabá[4] Festival Dançarte celebra 10 anos e promove espetáculos gratuitos no aniversário de Marabá[5] Festival Dançarte celebra 10 anos e promove espetáculos gratuitos no aniversário de Marabá[6] Festival Dançarte celebra 10 anos e promove espetáculos gratuitos no aniversário de Marabá[7]

Comentários

Deixa seu comentário abaixo sobre esta notícia: